Paz e Bem!
Celebramos neste dia, o 6º Domingo do Tempo Comum e a Liturgia da Palavra nos apresenta o evangelho das Bem-Aventuranças (Lucas 6,17.20-26). O povo, com suas contradições e dificuldades, recebe de Jesus um “caminho”, que são como “placas de orientação, diretivas”, são justamente as bem-aventuranças, nelas o próprio Senhor reconhece o público predileto do Pai como sendo os pobres, aqueles que têm fome, sede, os que choram, os que sofrem…
Desejamos a verdadeira felicidade, mas nem sempre fazemos as escolhas que nos conduzem a ela. Busquemos a proteção do Senhor, nosso rochedo e abrigo, a fim de nos mantermos no caminho do seu Reino.
Em contraste com Mateus, que apresenta o “sermão da montanha”, Lucas traz o “sermão da planície”. O texto do Evangelho apresenta as quatro “bênçãos em favor dos pobres” e os quatro “ais contra os ricos”. Descendo da montanha onde escolheu seus apóstolos, Jesus se encontra com numerosos discípulos e grande multidão; diante deles proclama o discurso das bem-aventuranças.
Confira a reflexão do Frei José Clemente Müller, da Paróquia do Rosário, Vila Velha.