Paz e Bem!
A Assembleia Arquidiocesana do Povo de Deus chegou ao final e cumpriu seu objetivo de elaboração e aprovação do Plano Pastoral da Arquidiocese de Vitória. Na parte da tarde os grupos de membros delegados, que estiveram reunidos na parte da manhã para ler, avaliar e opinar sobre os projetos do esboço do Plano de Pastoral, escolheram um representante para apresentar as observações sugeridas.
Dom Dario informou que com a conclusão da Assembleia, uma comissão irá preparar o Plano de Pastoral da Arquidiocese que será apresentado no COPAVI, no dia 28 de março. Ele afirmou que assim como fez no início da Assembleia, visitando todas a Áreas Pastorais, ele retornará às Áreas para apresentar o novo Plano de Pastoral a todos.
Comunicados
Após esta etapa Dom Dario falou sobre a possível aprovação, na Assembleia Geral da CNBB que será realizada no final de abril, do Regional Leste 3 da CNBB,formado pela Arquidiocese de Vitória e dioceses de São Mateus, Cachoeiro e Colatina.
“Estamos caminhando para isso, o que significa um sinal de maturidade da Igreja local. Vamos ter muitas coisas em comum, agora com a nossa própria identidade”, observou.
O seminarista Vitor César Zille Noronha subiu ao palco para dar mais um comunicado. Ele informou sobre a criação da Escola de Fé e Política da Arquidiocese de Vitória, que terá o nome de dom Silvestre Luiz Scandian, outra iniciativa de dom Dario. “É uma homenagem ao homem que soube fazer essa ponte de fé e política, o Fórum Reage Espírito Santo, lutou contra o crime organizado, esteve a frente do Grito dos Excluídos colocando a Igreja de Vitória na rua ao lado dos pobres. Então Já temos um fruto para apresentar antes da Assembleia terminar”, brincou.
O vigário do Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, Pe. Kelder Brandão falou sobre a abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese, que será no dia 1° de março, 1° domingo da Quaresma, às 15 h com concentração na Catedral de Vitória. “A abertura da CF acontece em sintonia com o que está sendo refletido na Assembleia do Povo de Deus, Uma Igreja que abre as portas e que sai em missão dos que estão caídos a beira do caminho. Queremos o empenho e a participação de todas as comunidades e paróquias, apoio e participação dos clero, dos diáconos, seminaristas, das religiosas e das coordenações leigas, das comunidades, pastorais sociais, movimentos e equipes de serviço e que também as catequistas que motivem as crianças e adolescentes para participarem do ato final na Praça Getúlio Vargas”, informou.
Outro comunicado importante foi dado por Dom Dario; a criação do Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de Vitória, cujo vigário será Pe. Anderson Gomes, que falou um pouco sobre as mudanças que vão acontecer como a construção de um espaço coletivo onde estarão trabalhando juntos todos os veículos de comunicação da Arquidiocese.
Após os comunicados, a Assembleia seguiu dando a palavra aos delegados que quisessem, individualmente, fazer alguma observação. Muitos se inscreveram e tiveram a oportunidade de sugerir algumas propostas para a Igreja de Vitória.
Em seguida os assessores Pe. Andherson Franklin e Tânia Maria fizeram suas observações finais sobre a Assembleia, passando a palavra para Dom Dario que agradeceu a presença de todos e pediu que a Secretaria do Departamento Pastoral, Ana Maria Lemos, lesse a Carta de Conclusão da Assembleia do Povo de Deus.
Após a leitura foi realizada a celebração de envio dos participantes com a bênção de Dom Dario.
Leia a Carta na íntegra abaixo
Carta de Conclusão da Assembleia do Povo de Deus
15 de fevereiro de 2020
“Eles se mostravam assíduos aos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações”. At 2,42
“E passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades” At 8,40
Minhas queridas irmãs e meus queridos irmãos leigos(as), seminaristas, diáconos e padres
Paz e bem!
Ao término da Assembleia do Povo de Deus que foi acontecendo ao longo do ano 2019 e agora concluímos, quero agradecer a boa vontade, o tempo, a generosidade e o comprometimento de cada uma e cada um durante todo o processo de escuta e de elaboração de propostas pastorais. Os projetos e o plano pastoral nos ajudarão na caminhada, mas o mais importante foi o encontro, as discussões e as partilhas que aconteceram em cada etapa e o nosso sentimento de pertença à comunidade eclesial de cada um e à arquidiocese que foi fortalecido. Guardemos tudo em nossos corações!
Agora, além das Comissões para a justiça e paz, para a ação missionária, para a animação bíblico-catequética, para a liturgia e ministérios, para a vida e família, para a juventude e para o laicato, temos também os vicariatos para a ação social, política e ecumênica e para a comunicação. Tudo isso para que possamos levar em frente nossos projetos pastorais. Juntos vamos continuar comprometidos com a Igreja de Vitória e em comunhão com a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Papa Francisco para sermos cada vez mais uma Igreja em Saída.
Os projetos que o plano de pastoral apresenta foram aprovados por todos os participantes e serão realizados com o serviço de cada grupo, mas com a oração e o apoio de todos, pois a vida em comunidade é estar atento à necessidade do outro e apoiar sempre.
Percebemos, no decorrer da Assembleia, que temos muitos desafios a enfrentar como a ajuda aos mais pobres, o fortalecimento da esperança, o fortalecimento da espiritualidade, o conhecimento dos documentos e da doutrina da Igreja, a vivência comunitária, maior assistência nos bairros, o diálogo ecumênico e inter-religioso e o empenho pela paz. Mas precisamos trabalhar com esperança e, principalmente, confiança em Deus que nos assiste sempre.
São muitos projetos eu sei, mas eles serão realizados por etapas e por cada pastoral, cada movimento, cada associação. A minha palavra é de estímulo e agradecimento.
Ao encerramos esta Assembleia não podemos deixar de prestar nossa solidariedade às vítimas da violência que aterrorizou a cidade de Vitória na última sexta feira. Violência que não é de agora, mas fruto da falta de uma política de segurança pública efetiva direcionada a todos.
Caminhemos juntos! Apoiemo-nos! Sejamos próximos uns dos outros! Estejamos atentos aos apelos pastorais! Sejamos um só corpo! Sigamos fiéis à Palavra, atentos à partilha do Pão, prontos para exercer a Caridade e firmes na vocação Missionária de discípulos de Jesus.
Deus abençoe a cada um
Dom Dario Campos
Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo
Vitória, 15 de fevereiro de 2020