ARTIGO: Carnaval é a alegria popular

Compartilhe:

Frei Pedro de Oliveira - Desfile da Novo Império 2020

Nas palavras de Dom Helder Câmara, um aviso aos foliões e aos amigos que gostam de pular carnaval: brinquem em paz, em segurança e não cometam excessos. Carnaval é alegria popular

Paz e Bem!

A festa popular do carnaval já está nas ruas. Começa oficialmente neste sábado (21/02) e seguirá até o dia a próxima terça-feira (25/02). Carnaval é uma festa popular que celebra a amizade, o amor, o carinho e a alegria. É festa do povo, com o povo. É tempo de folia, alegria, agitação, festa, fantasias, tudo isso faz parte do mesmo cenário, do mesmo conjunto. É o colorido, o brilho.

Frei Pedro de Oliveira – Desfile da Novo Império 2020

Comemorar (dançar) o carnaval é praticar a alegria da liberdade de filhos de Deus. Deus se alegra com nossa alegria! Brincar o carnaval de maneira saudável é também uma prática saudável, harmoniosa, alegre, festiva, por isso, queremos recordar uma uma crônica que o saudoso Dom Helder Câmara fez, na época, para o seu então programa diário, “Um Olhar Sobre a Cidade”, em uma rádio de Olinda-PE, cidade na qual o bispo atuou por alguns anos.

“Carnaval é a alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval.

Estive recordando sambas e frevos, do disco do Baile da Saudade: ô jardineira por que estas tão triste? Mas o que foi que aconteceu… Tu és muito mais bonita que a camélia que morreu. Brinque, meu povo povo querido! Minha gente queridíssima!

É verdade que quarta-feira a luta recomeça. Mas, ao menos, se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!”

Viva o carnaval!

De acordo com o site da Arquidiocese de Olinda e Recife, todos os anos, no dia 7 de fevereiro, dia de seu aniversário de nascimento, Dom Helder após a celebração da Santa Missa, participava de homenagens de carnaval. Os blocos o aguardavam no pátio das Fronteiras e ele se divertia, levantando as mãos, se misturando aos foliões, participando daquela alegria, sobre a qual disse, certa vez: alegria popular!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X