Arquidiocese de Vitória promove I Seminário de Mariologia

Compartilhe:

Foto: Joel Miranda

Paz e Bem!

Em comemoração aos 470 anos de devoção à Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese de Vitória-ES, será realizado neste ano de 2021, o I Seminário Arquidiocesano de Mariologia com o tema: “Maria na vida da Igreja, discípula vitoriosa”. De 01 a 03 de setembro os fiéis são convidados a refletir sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe do Redentor, em encontros que acontecerão a partir das 19h30 com palestrantes convidados.

“Efetivamente, a Virgem Maria, que na anunciação do Anjo recebeu o Verbo no coração e no seio, e deu ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus Redentor” (Lumen Gentium nº 53)

O Seminário se destina a todo o Povo de Deus, fiéis que buscam o aprofundamento sobre “o papel da Virgem Santíssima no mistério do Verbo encarnado e do Corpo místico, mas também os deveres dos homens resgatados para com a Mãe de Deus, Mãe de Cristo e Mãe dos homens, sobretudo dos fiéis.” (LG, n. 54).

O I Seminário Arquidiocesano de Mariologia acontecerá de forma online e interativa com transmissão pelo Youtube da Arquidiocese de Vitória. A inscrição deve ser feita de forma antecipada por meio no link nesta página especial.

Ao final do seminário os participantes poderão receber um certificado e durante a programação nos três dias serão dadas instruções para confirmação de presença. O valor para arcar com os custos da realização do Seminário é de R$ 10,00 por pessoa.  Terão direito ao certificado os interessados que efetuarem o pagamento da taxa e participarem nos três dias do evento.

De acordo com o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Padre Renato Criste Covre, a ideia de promover este seminário surgiu de uma demanda pouco explorada pastoralmente. “Temos avançado muito em formações para nossas lideranças em diversos âmbitos, mas pouco se fala dessa disciplina da teologia, chamada mariologia. Neste ano de 2021, celebraremos 470 anos de devoção a Nossa Senhora da Vitória, Padroeira desta Arquidiocese, e somos chamados a pensar nas raízes da nossa devoção à Mãe de Deus que estão presentes desde os primórdios da história capixaba”.

 

CONFERENCISTAS E A PROGRAMAÇÃO

Dia 01/09, 19h30

Tema: “Maria na vida do povo”
Assessor: AFONSO MURAD

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Concluiu especialização em Gestão e Marketing pela Fundação Dom Cabral e Comunicação Social na Universidade São Francisco. Concluiu MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP. É professor de Teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE) em Belo Horizonte. Membro da Equipe Interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Pós-doutorando em Teologia, na PUC – RS. Irmão Marista.


Dia 02/09, 19h30

Tema: “A Virgem Maria na Liturgia: dos primeiros séculos ao Vaticano II”
Assessor: PE. VALDIVINO FERREIRA GUIMARÃES, C.SS.R.

Missionário redentorista. Graduado em Filosofia pela PUC-Campinas e Teologia pelo Instituto Teológico
São Paulo (ITESP). Mestre em Mariologia pela Pontifícia Faculdade Marianum, em Roma. Foi Prefeito de
Igreja do Santuário Nacional, Aparecida – SP. Diretor da Academia Marial de 2015 a 2017. Professor da Faculdade Dehoniana e no professor do ITESP. Membro do Conselho Diretor da Academia Marial de Aparecida.


Dia 03/09, 19h30

Tema: “Maria e a espiritualidade cristã”
Assessor: LÚCIA PEDROSA-PÁDUA

Doutora em Teologia sistemática pela PUC-Rio, onde é pesquisadora e professora em tempo contínuo. Atua nas áreas de Mariologia, Antropologia Teológica e Espiritualidade. Professora do Curso de Especialização em Mariologia da Academia Marial de Aparecida e Faculdade Dehoniana. Coordena o Ataendi, Centro de Espiritualidade da Instituição Teresiana no Brasil, dedicado à formação de cristãos leigos e leigos e trabalha na ação pastoral junto a comunidades. Em 2015 recebeu o 1º Lugar do “Premio Internacional Teresa de Jesus y el diálogo interreligioso”, outorgado pelo CITeS-Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista, de Ávila, Espanha. É autora do livro Maria e a espiritualidade cristã. Aparecida: Santuário / Academia Marial de Aparecida, 2020.

https://www.instagram.com/p/CSpo58llcGJ/

Fonte: Arquidiocese de Vitória

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X