Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica será neste domingo

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Arquidiocese de Vitória, fará a Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, juntamente com as Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), representadas no Estado do Espírito Santo pelas Igrejas Presbiteriana Unida, Episcopal Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Católica Apostólica Romana. A cada 5 anos, em média, a Campanha é organizada pelo conselho de igrejas, uma forma de unir irmãos na fé com o mesmo objetivo: promover o ecumenismo, o diálogo, a justiça e a paz.

O evento de abertura será neste domingo, 21 de fevereiro, mantendo a tradição de abrir a Campanha no primeiro Domingo da Quaresma, às 15h na Igreja Presbiteriana Unida, localizada na rua Sete, no Centro da capital capixaba. Por conta da pandemia, com as restrições sanitárias, as Igrejas do CONIC prepararam uma Celebração que poderá ser acompanhada pelas redes sociais, através dos canais do YouTube da Arquidiocese (ArquiVitoria) e do Convento da Penha.

Padre Kelder Brandão, Vigário Episcopal para a ação social, política e ecumênica da Arquidiocese de Vitória, explicou que “a cada 5 anos a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cede a organização da Campanha ao Conic, como forma de favorecer as atividades ecumênicas, uma vez que o Concílio Vaticano II definiu que o Ecumenismo é uma necessidade da Igreja”.

A Campanha da Fraternidade é uma proposta da Igreja Católica que ocorre desde 1964 e tem como objetivo incluir nas reflexões da Quaresma, um tema atual que ajude os fiéis na caminhada para a Páscoa. É uma forma de além das três práticas da Quaresma (jejum, caridade e oração), voltar o olhar para as situações ao nosso redor que precisam de atenção e cuidado.

O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz; do que era dividido, fez uma unidade”, tema escolhido e apoiado na carta de São Paulo aos Efésios (2,14). Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

O Pastor Reinaldo Olécio Aguiar, da Igreja Presbiteriana Unida de Vitória, convocou os fiéis para um encontro virtual pelas mídias digitais. Para ele será ocasião de unidade e ecumenismo entre os irmãos que, embora professem fé de maneiras diferentes, são unidos pelo mesmo Deus.

Veja o convite do Pastor.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X