A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna.

Compartilhe:

Paz e Bem!

Celebramos neste dia 22 de agosto, o 21º Domingo do Tempo Comum, e o Evangelho nos apresenta o capítulo sexto do Evangelho de São João (Jo 6,60-69). Este trecho é a conclusão da longa explanação de Jesus que se apresenta como o Pão vivo que veio do céu e dá vida ao mundo.

Como em outras tantas situações da vida de Jesus, o evangelista apresenta, mais uma vez, a dificuldade de compreensão por parte dos ouvintes do Mestre de Nazaré. Algumas vezes a incompreensão nasce por dificuldade de interpretação das próprias palavras de Jesus; outras vezes por resistência à nova maneira de estar com o Deus que Jesus apresentava; e, não raro, por má vontade mesmo dos chefes da religião do tempo de Jesus que o viam como ameaça às suas tradições.

No trecho deste domingo esta incompreensão é registrada nestas palavras: “Esse modo de falar é duro demais. Quem pode continuar ouvindo isso?” Ao que Jesus responde: se vocês continuarem a ouvir as minhas palavras sem ampliar sua capacidade de enxergar as coisas com os olhos de Deus, nunca as entenderão. E ainda complementa: O Espírito é que dá a vida, a carne não serve para nada. As palavras que eu disse a vocês são espírito e vida.

Portanto, só poderemos entender, acolher e corresponder às palavras de Jesus se nos deixarmos mover pelo Espírito do Senhor. Enquanto nossas próprias preocupações e projetos ocuparem nossa atenção e energia, enquanto nossa própria vontade falara mais alto que nossa disposição de servir à Deus e aos irmãos, continuaremos a achar pesado demais o caminho com Jesus.

Jesus, profundo conhecedor da alma humana, sabe a importância da decisão pessoal nos momentos cruciais. Embora sabedor dos limites e fragilidades dos seus discípulos, tanto os de ontem como os de hoje, nos desafia para que possamos fazer uma opção clara e com possibilidades reais de transformar nossa vida e dar qualidade ao nosso viver.  Por isso, soa inquietante a pergunta de Jesus: Vocês também querem ir embora?

Estamos vivendo a graça do Mês Vocacional. Tempo oportuno para brilhar com clareza nossa resposta ao chamado do Mestre. Tempo de reafirmar convictamente como Simão Pedro: A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna.  

Acompanhe a Reflexão do Frei Paulo Roberto

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X