A primeira mensagem do Ministro Provincial: “Que nós possamos trazer nos olhos esperança”

Compartilhe:

Paz e Bem!

“Quero convidar a todos e a cada um dos irmãos, que neste novo tempo, ali no chão da nossa vida, nas tarefas mais simples ou nas atribuições mais elevadas – na Baixada, no Oeste, em Angola, onde estivermos -, que possamos trazer nos olhos esperança. Trazer nos olhos esperança e ser para o irmão motivação de esperançar”, animou o novo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, na Celebração Eucarística na capela do Seminário Antônio de Agudos, quando a liturgia trouxe um novo tempo neste domingo (28/11): o Advento.

O atual Guardião do Convento da Penha, em Vila Velha-ES, foi eleito no último sábado, Ministro Provincial e presidiu a Santa Missa, às 8 horas, tendo como concelebrantes o Visitador Geral, Frei César Külkamp, e o diácono Frei Jhones Lucas Martins. O Capítulo Provincial chegou hoje ao sexto dia de atividades incansáveis e os 112 capitulares voltaram, pela manhã, à Sala Capitular para continuar os trabalhos.

Frei César fez a homilia lembrando que, neste primeiro domingo do Advento, somos convidados pela passagem do Evangelho de Lucas, que nos apresenta o Cristo fazendo um discurso apocalíptico, a estarmos com o nosso coração preparado e aberto. “Esta linguagem apocalíptica não é de anúncio de catástrofes, mas é de revelação daquilo que Deus mesmo nos prepara e, por isso, nos convida a uma atitude positiva”, disse o Visitador.

“Lucas coloca essa palavra do Cristo em que ele nos pede para levantar a cabeça e contemplar a nossa libertação. E a nossa resposta, portanto, é a sensibilidade, a atenção, o convite a estarmos pertos nesse tempo em que vivemos. Por isso, não se trata apenas de uma espera amedrontada, mas de uma espera digna, buscando viver tudo aquilo que nos é revelado e, principalmente, nos convida a vivermos com intensidade a sua mensagem”, emendou.

Frei César destacou que São Paulo, na 2ª leitura, traduz muito bem como o amor deve transbordar entre nós. “Esta deve ser a nossa resposta”, ensinou. Frei César contou que, em função disso, o novo Ministro Provincial, pediu a ele que voltasse a apresentar as motivações que ontem foram colocadas no início da sessão de eleição do Ministro Provincial, “para que esses convites, a partir das nossas Constituições Gerais, possam ser reafirmados de acordo também com essa espera ativa, com essa sensibilidade que o Evangelho pede de nós, principalmente na vivência fraterna e no amor recíproco que nós vivemos”, explicou Frei César, detalhando as funções e serviços que os frades assumem na Fraternidade Provincial.

É TEMPO DE ESPERANÇAR

Na sua mensagem, Frei Paulo Roberto Pereira indicou que está aberto ao diálogo com todos. “Vocês me conhecem e escolheram a mim. Eu gosto sempre de bater um papo, conversar bastante, e sempre de lembrar histórias”, disse.

Segundo ele, na rodovia BR-153, que corta o Rio Uruguai, um frade – “não vou dar o nome para não faltar com a caridade” – estava lá fechando a ponte num protesto do Movimento dos atingidos pelas barragens. “Aquilo, certamente, gerou algum desacerto para quem estava querendo passar pela estrada. No caso, um outro frade, que estava indo de férias. De um lado, um frei protestando e, de outro, um frei bravo porque estava havendo protesto. Numa outra fraternidade, um frei muito dedicadamente, estava autorizando uma festa paroquial e, de repente, ele ouviu: ‘Vamos fechar o ambiente para não vir a turma brava do outro bairro e atrapalhar a nossa festa’. Só que lá no bairro tinha um outro frei trabalhando e a gente poderia mostrar tantas outras contradições entre nós. Aqueles que saem caçar ouriços e aqueles que pretendem preservar a natureza como convém”, disse.

Frei Paulo também citou Frei James Girardi, que, segundo o celebrante, tem sempre um humor inteligente. Ele costuma dizer que além do CPF, todos temos um CNPJ, que é o da entidade à qual pertencem. “Nessa forma de dizer, tenho certeza, ele está apontando para uma identidade que é comum a nós. Todos vivemos a partir de um chão comum, fecundo. E este chão comum nos oferece condições de olhar o mundo para além das nossas diferenças e aquilo que nos une é muito maior, muito mais criativo, muito mais fecundo daquilo que nos separa, que nos distingue”, observou. “Todos nós somos pecadores, todos nós estamos sedentos de céu, todos somos batizados, por isso em nós a moção sacerdotal profética e também a realeza, a dignidade sacerdotal. Todos nós partilhamos a ousadia, apesar de nossas fragilidades, a ousadia da consagração. E mais ainda, todos nós aspiramos viver franciscanamente, com todas possibilidades que esse nome convém ou contêm”, ressaltou.

“E viemos para Agudos. Para muitos de nós, Agudos tem o frescor dos primeiros passos. E para todos nós que aqui voltamos, para encontros, reuniões, retiros, capítulos, Agudos representa revigoramento. Agudos representa reencontros, animação, e, nesses dias, Agudos foi lugar de saber dormir para se transformar num lugar de saber sonhar. E o Capítulo ofereceu essa chance de ressaltar que, juntos, se constroem os sonhos”, refletiu.

Para Frei Paulo, a bondade do Senhor concebeu celebrar o Capítulo vivendo também o final do Ano Litúrgico e o início do novo tempo. “O tempo do Advento é o tempo da espera, da vigilância, da espera que é cheia de certezas, a espera que não é angustiante. A espera que a gente não sabe de fato o que vai acontecer ela é geradora de angústias, mas a espera do novo tempo que se inaugura é uma espera prenhe de esperança. E por isso nós podemos repetir: é tempo de esperançar”, admoestou.

E deixou o convite aos frades: “Eu quero convidar a todos e a cada um dos irmãos que neste novo tempo, ali no chão da nossa vida, nas tarefas mais simples ou nas atribuições mais elevadas – na Baixada, no Oeste, em Angola, onde estivermos -, que nós possamos trazer nos olhos esperança. Trazer nos olhos esperança e ser para o irmão motivação de esperançar. Trazer em nós e enxergar, no outro, aquelas motivações que nos levam, juntos, a construir sonhos, a esperançar. Que não nos falte a bênção do alto e a proteção de Nossa Senhora!”

Depois da Celebração Eucarística, os frades se reuniram em frente ao belo Seminário Santo Antônio para a foto oficial. Os frades fizeram fotos com máscara e, por um minuto, sem máscara, uma vez que todas as normas sanitárias estão sendo observadas desde o início no evento.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X