A homenagem que só as mulheres sabem fazer

Compartilhe:

alto1

Moacir Beggo

 Vila Velha (ES) – A Prainha, um parque no pé do Morro da Penha onde acontecem as grandes celebrações da Festa da Penha, voltou a ficar lotado neste domingo, 3 de abril, com a Romaria das Mulheres. Juntando devoção, fé, alegria e beleza na véspera do dia da Padroeira do Espírito Santo, as mulheres fizeram uma belíssima homenagem à Virgem da Penha.

Com bolas coloridas, rosas, as mulheres se concentraram em frente ao Santuário do Divino Espírito Santo, outra casa franciscana em Vila Velha, e caminharam por cerca de uma hora até o Parque da Prainha, onde aconteceu o último dia do Oitavário, o momento devocional franciscano, e a Santa Missa. Frei Paulo Pereira, o novo guardião do Convento da Penha, fez a animação em todo o percurso até à chegada à Prainha. A imagem, que foi carregada no “Penhamóvel”, foi  trazida por um grupo de mulheres até o altar. Outro grupo de meninas coreografou uma homenagem a Nossa Senhora com a música ‘Como é grande o meu amor por você’. Três delas eram grávidas, para simbolizar a vida.

Cerca de 80 mil pessoas participaram da celebração, embora nem todo mundo preferiu caminhar com o sol forte da tarde, garantindo o seu lugar mais próximo do palco-altar.

alto3

Antes da celebração eucarística, o guardião do Convento e Santuário da Penha, Frei Valdecir Schwambach, presidiu o último dia do Oitavário. “Se nós estamos aqui hoje é porque acreditamos e amamos na Mãe do Filho de Deus. Se Deus acreditou por primeiro nessa mulher que chamamos de Maria, quem somos nós para não amá-la?”, perguntou o frade. “Não somos nós que amamos primeiro. Foi Deus quem a amou e confiou tanto nela que disse: ‘Tu serás a Mãe do meu Filho Salvador’. Então, nós seguimos os passos que Deus, no fundo, pede para cada um de nós. Se a gente gosta da mãe, a gente gosta do Filho”, acrescentou.

Frei Valdecir lembrou que a consideração lida por Frei Pedro Rodrigues dizia que, do alto, Maria volve o seu olhar para nós. “Providencialmente, o Convento foi colocado bem no alto de uma montanha como que se o céu baixasse um pouco e se aproximasse da realidade do ser humano. Por outro lado, é como se o ser humano se aproximasse um pouco mais das realidades divinas, do olhar da nossa Mãe, que está no céu e dentro de cada um de nós. Do alto, Nossa Senhora olha por todos nós. É do alto que Deus olha constantemente para nós. E o seu olhar  é rico em misericórdia. O Papa Francisco vai dizer que o olhar do cristão, podemos assim dizer, é um olhar permeado pela misericórdia. Nosso olhar sobre as outras pessoas não pode ser frio. Então, olhando para Nossa Senhora, nós queremos pedir que tenhamos esse olhar que a Mãe tem por todos nós. Esse olhar de cuidado. Esse olhar de quem se interessa por nós”, completou Frei Valdecir, que teve a animação dos cantos dos músicos do Santuário do Divino,  comandados por Frei Mariano Toledo. Eles embelezaram ainda mais a celebração, principalmente nos cantos marianos.

alto6

A Santa Missa, às 16h30, foi presidida pelo bispo auxiliar de Vitória, Dom Rubens Sevilha, e teve como concelebrantes seminaristas, diáconos, sacerdotes da Arquidiocese, os frades do Convento da Penha e do Santuário do Divino Espírito Santo e da Província da Imaculada.

Na sua homilia, Dom Sevilha, lembrou que neste domingo se celebra a Divina Misericórdia. Ao falar sobre a misericórdia, ele contou um fato. “Esta semana li no jornal o que escreveu uma menina de nome Mayara (não sei quem é). Ela dizia assim: “Quando as coisas começam a dar errado, com muitos problemas na minha vida, eu me pergunto: que será que eu fiz para Deus? Eu imagino Deus imprimindo um relatório com um monte de páginas do que eu fiz”. Não é assim, não, Mayara! Nós erramos. Se Deus for fazer um relatório de tudo o que nós fizemos, vai sair muitas páginas. Somos todos pecadores. Mas Deus é misericordioso. Deus rasga essas folhas, ele apaga esses pecados. Essa é a misericórdia de Deus”, ensinou.

Segundo Dom Sevilha, se você errou na vida, o amor de Deus é igual para todos. “O amor de Deus nunca vai rejeitar vocês. Deus nunca rejeita. Você que é pecador, pecadora, não rejeita um filho. Então, muito menos Deus, apesar do pecado. Ele é misericórdia, ele acolhe você do jeito que você é. Errou, faltava juízo naquela época, não tinha maturidade, fez uma série de coisas erradas. Não interessa! Deus ama você”, animou.

alto2

“Querida mulher, você é uma queridinha de Deus. Você é amada por Ele! E aí aumenta a nossa gratidão por Ele, o nosso amor por Ele e queremos também ser misericordiosos. Mas pergunto: Como está a misericórdia no seu coração?  Quando a pessoa é misericordiosa? Depois, lá em casa, pergunte para o seu marido? Ele vai dizer como está a sua misericórdia. Como está a sua misericórdia, você que é sogra? Como é que você, como sogra, gosta de sua nora? É ciumenta de seu filho? Como é a misericórdia na sua família? Tem visitado os doentes na sua família? Fala mal da família?”, questionou, pedindo que “o sopro da misericórdia de Deus venha nos dar força na caminhada, abençoar a família: “De modo particular nesta Festa da Penha, sua família seja muito abençoada, com graças e bênçãos”, completou.

A Festa da Penha termina neste dia 04 de abril, Dia da Padroeira. As missas começam na primeira hora da madrugada, à meia-noite.

alto5

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

04/04 – SEGUNDA-FEIRA – DIA DA PADROEIRA

Missas na Capela: 0h00 (meia-noite), 2h00, 6h00, 9h00 e 12h00

7h00: Campinho – Missa da CRB e Seminário Nossa Senhora da Penha

Romaria: Ciclistas – saindo 8h30 de Cobilândia

9h: Bandas de Congo homenageiam a Padroeira no Campinho e recebem a bênção

10h00: Campinho – Missa das Pastorais

16h00: Prainha – Missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha

Show de encerramento após a missa: Pe. Juarez de Castro

alto4

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DA ROMARIA DAS MULHERES

 

VEJA TAMBÉM A PÁGINA DO FACEBOOK DO CONVENTO

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X