Festa da Penha, uma devoção que ilumina as trevas

Compartilhe:

Foto: Rafael Bosi - Procissão Fotográfica - Faesa

Paz e Bem!

Estamos vivendo um tempo bonito, na liturgia e em nossas famílias: O Natal de Jesus. É no Natal que reencontramo-nos com a Luz. Luz com “L” maiúsculo. Fazemos do nosso coração uma manjedoura que acolhe, acalenta, cuida e recebe o Menino Deus. É no Natal que encontramos um amigo que há muito não via; perdoamos mais e damos o perdão; abraçamos mais e caímos em abraços… Festejamos mais, ficamos mais alegres, mais animados, mais encorajados, mais revigorados. É a Luz que clareia as trevas da angústia, da soberba, do ódio, da maldade, da tristeza e da violência. Jesus nasceu!!! Aleluia!!!

O Nascimento do Senhor é uma das Alegrias de Maria (Terceira Alegria de Maria: o Nascimento de Jesus em Belém), por isso a Festa da Penha tem tudo a ver com o Natal. A Festa é uma celebração em adoração a Jesus Cristo, que nasceu pelo ventre de uma mulher simples, humilde, obediente e concebida sem pecado. Maria disse “SIM” ao projeto de Deus para a salvação da humanidade. Ela disse “Sim, eu aceito ser a Mãe do Salvador! Sim, eu aceito conceber um Menino que é o próprio Deus! Sim, eu aceito ser Sacrário Vivo do Senhor! Sim, eu digo sim ao projeto de Deus!”.

Lembremos também que quatro, das Sete Alegrias de Maria, ocorrem em virtude do Natal.

  • Primeira Alegria de Maria: a Anunciação pelo Anjo Gabriel
  • Segunda Alegria de Maria: a Visita a sua prima Isabel
  • Terceira Alegria de Maria: o Nascimento de Jesus em Belém
  • Quarta Alegria de Maria: a Adoração dos Reis Magos

Ser devoto de Nossa Senhora da Penha, participar das romarias, das Missas, dos eventos, das orações… Ser devoto de Nossa Senhora da Penha é amar o próprio Jesus de todo o coração, porque Maria não “aparece” mais do que seu Filho. Ao contrário, Maria nos aponta para o Salvador. Ela indica que Jesus é o caminho para a Salvação. “Ele é o Senhor, Ele é o Nosso Salvador, Ele dá sentido à nossa vida, a Ele toda a glória para sempre!”. Devoto de Nossa Senhora ama a Jesus de todo o coração como Deus e Senhor. Devoto de Nossa Senhora se deixa guiar pelo Espírito Santo como ela se deixou guiar pelo Espírito Santo. Ela é filha do eterno Pai.

Ser devoto de Nossa Senhora é permitir que a Luz brilhe nas trevas. É caminhar rumo ao clarão, o mesmo clarão que iluminou a noite Santa de Belém e que continua iluminando os 9 dias de Festa da Penha.

Nossa Senhora traz em seus braços o Menino Jesus, indicando que Deus nos ama muito, por isso está sempre conosco. Por isso nós somos alegres. Podemos até sofrer, mas nosso sofrimento, nossas lágrimas, não são lágrimas de desespero. São lágrimas de esperança! Maria nos presenteia com o sentido de nossa vida. Ela é portadora do Natal do Senhor.

Em 2020 a Festa da Penha acontece de 12 a 20 de abril.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X