• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • “Eu vi o Senhor”: Frei Claudino destaca Maria Madalena como exemplo de quem busca, encontra e anuncia Cristo”

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

23/07/2026

“Eu vi o Senhor”: Frei Claudino destaca Maria Madalena como exemplo de quem busca, encontra e anuncia Cristo”

Compartilhar:

Na Santa Missa da Saúde, celebrada no Campinho do Convento da Penha nesta quarta-feira (22), memória litúrgica de Santa Maria Madalena, o frei refletiu sobre a força do amor de Deus e convidou os fiéis a perseverarem na busca por Cristo e a testemunhá-lo no cotidiano

A tarde desta quarta-feira (22) foi marcada por mais uma edição da tradicional Santa Missa da Saúde, celebrada no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. Na memória litúrgica de Santa Maria Madalena, a celebração foi presidida por Frei Claudino Dal’Mago e reuniu fiéis, peregrinos e visitantes para um momento de oração, fé e fortalecimento espiritual.

Durante este período de férias escolares, o Convento da Penha tem registrado um grande fluxo de visitantes. A expressiva presença de peregrinos de diferentes regiões reafirma o Santuário como um dos principais destinos religiosos do Espírito Santo, consolidando sua missão de ser um espaço permanente de acolhida, espiritualidade e encontro com Deus.

Na homilia, Frei Claudino conduziu uma profunda reflexão a partir das leituras proclamadas, especialmente do Cântico dos Cânticos, relacionando a passagem com a vida de Santa Maria Madalena e com a busca constante do ser humano pelo amor de Deus. Segundo o frei, a primeira leitura retrata uma das mais belas imagens da Sagrada Escritura: a busca incessante pelo amado. “É a cena da busca e do encontro. A canção canta a ânsia do amor por causa da ausência do amado. Vislumbra-se aqui o amor sem fronteiras, mais precioso do que a própria vida, o amor de Deus”, afirmou.

Frei Claudino destacou que procurar o Senhor é um gesto de confiança e esperança. Para ele, quem persevera nessa busca experimenta a maior das alegrias: o encontro com Deus. Recordando a Primeira Carta de São João, enfatizou que não existe definição mais elevada sobre Deus do que a afirmação de que “Deus é amor” e que quem permanece no amor permanece em Deus.

Ao refletir sobre a vida de Santa Maria Madalena, o celebrante ressaltou que ela foi uma das primeiras pessoas a experimentar de forma concreta a grandeza desse amor divino. Segundo ele, sua trajetória demonstra que o encontro com Cristo transforma a vida e desperta uma nova missão: anunciar a esperança da Ressurreição.

A homilia também recordou São Francisco de Assis, que lamentava o fato de que “o amor não é amado”. Frei Claudino explicou que a busca de Francisco pelo Senhor nasce do mesmo desejo vivido por Maria Madalena: encontrar aquele que dá verdadeiro sentido à existência. “Sem amor nesta vida, não há quem seja feliz de verdade”, recordou.

O frei ressaltou ainda que o amor de Deus se manifesta plenamente na entrega de Jesus Cristo pela humanidade. “O amor do Senhor foi tão sublime que enviou Seu Filho ao mundo não para condená-lo, mas para salvá-lo. Esse é o amor capaz de entregar a própria vida pela salvação de muitos”, destacou.

Ao comentar o Evangelho, Frei Claudino lembrou que Maria Madalena procurou Jesus ainda de madrugada, quando tudo parecia envolto pela escuridão. Da mesma forma, explicou, também os cristãos atravessam momentos de dúvidas e dificuldades, mas são chamados a confiar que Deus permanece sempre presente, fortalecendo cada caminhada. O celebrante observou que Maria Madalena não desistiu diante da aparente ausência de Cristo. Sua perseverança foi recompensada quando encontrou o Senhor Ressuscitado, tornando-se a primeira testemunha da Ressurreição e recebendo a missão de anunciar aos discípulos a grande notícia da vitória da vida sobre a morte.

“Também nós podemos dizer: vimos o Senhor”, afirmou Frei Claudino. Segundo ele, Cristo continua presente na vida cotidiana, sendo encontrado na família, na comunidade, na Palavra, na Eucaristia e, especialmente, naqueles que sofrem e necessitam de cuidado. Para o frei, servir aos irmãos enfermos é também encontrar o próprio Cristo.

Ao meditar o Salmo 62, o celebrante recordou que “desde a aurora” a alma humana busca o Senhor, porque Seu amor vale mais do que a vida. Ressaltou ainda que a Ressurreição venceu definitivamente a morte e que Jesus permanece vivo entre seu povo, alimentando a esperança dos cristãos por meio da Palavra e da Eucaristia.

Encerrando a homilia, Frei Claudino convidou todos os presentes a seguirem o exemplo de Santa Maria Madalena: procurar continuamente o Senhor, reconhecê-Lo em cada momento da vida e anunciá-Lo com alegria. “Quem se dedica à procura do Senhor também experimenta a felicidade de encontrá-Lo e testemunhá-lo no dia a dia. Que permaneçamos firmes nessa missão, proclamando Cristo com nossa fidelidade, nossa bondade e nosso amor a Deus e ao próximo”, concluiu.

NOTÍCIAS

Celebração presidida pelo vice-guardião do Convento da Penha, Frei Evaldo Ludwig, refletiu sobre São Boaventura, a importância do caminho espiritual e o papel da tradição franciscana na promoção da fé,

No dia 25 de julho, freis estarão no Largo Frei Pedro Palácios abençoando motoristas e automóveis. Durante as missas, fiéis também poderão levar chaves e documentos de veículos para receber

Entre os dias 18 de julho a 02 de agosto, o estacionamento no Campinho permanecerá fechado. A medida busca oferecer mais segurança aos peregrinos e melhorar o acolhimento dos milhares

Durante a celebração desta quarta-feira (08), no Campinho do Convento da Penha, o Guardião refletiu sobre a necessidade de entregar o coração por inteiro a Deus, inspirando os fiéis a

Tags: