8º dia | Novena de São Francisco de Assis 2022

Compartilhe:

“Seguindo a Jesus Cristo, nos passos de São Francisco”

Paz e Bem!

Da Carta de São Francisco aos fiéis (2ª Recensão 4-13)

“O verbo (a Palavra) do Pai, tão digno, tão Santo e Tão glorioso, o Pai Altíssimo o enviou do céu por São Gabriel, seu anjo, ao seio da Santa e Gloriosa Virgem Maria, foi de seu seio que o verbo recebeu a verdadeira carne de nossa humanidade e de nossa fragilidade. Ele que foi rico acima de tudo, quis ele mesmo no mundo, com a muito Bem-Aventurada Virgem, sua Mãe, escolher a pobreza.

E perto da paixão, ele celebrou a páscoa com seus discípulos, e tomando o pão, deu graças e o abençoou e partiu dizendo: tomai e comei, isto é o meu corpo. E tomando o cálice, disse: este é o meu sangue, o da nova aliança, que por vós e por muitos será derramado, em remissão dos pecados.

Em seguida, ele rezou ao Pai, dizendo: Pai, se é possível, que este cálice passe longe de mim. E seu suor tornou-se como gotas de sangue, correndo até a terra.

Ele, contudo, pôs sua vontade na vontade do pai dizendo: pai, que tua vontade seja feita, não como eu quero, mas como tu queres. E tal foi a vontade do pai: que seu filho bendito e glorioso, que ele nos deu e que nasceu por nós, se oferecesse a si mesmo por seu próprio sangue em sacrifício e como vítima sobre o altar da cruz: não por ele por quem tudo foi feito, mas por nossos pecados, deixando-nos um exemplo para que seguíssemos suas pegadas”.

Acompanhe o 8º dia da #NovenadeSãoFranciscodeAssis


Reflexão

Sobre a vida cristã no mundo, São Francisco parte do mistério do verbo (Palavra) de Deus feito carne. Ele é rico acima de tudo, em razão da plenitude do ser divino que possui com o Pai e o Espírito, e tudo foi feito por ele. São Francisco, em harmonia com a fé da igreja, considera que o Pai do céu envia sua Palavra para que ela assuma a nossa natureza humana, frágil e mortal. Tal descida da glória à nossa realidade, realizou-se no seio de Maria de Nazaré, a Serva do Senhor. No texto, São Francisco traz a instituição da Eucaristia, memorial vivo da morte e ressurreição do Senhor. Nela o Senhor se faz presente com seus fiéis. Ela é a entrega do Filho à vontade do Pai, dom total, por amor ao Pai e aos  homens. Para São Francisco, inspirado no Evangelho segundo João, a elevação de Jesus na Cruz é a sua glorificação e a manifestação de seu senhorio universal.

A exemplo de Cristo e seguindo seus passos, entremos no mistério da sua humildade, da sua pobreza, da sua obediência (fidelidade) ao Pai, bebendo do cálice do seu amor incorruptível.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém

Oração para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X