5º Domingo da Quaresma: “Podes ir e, de agora em diante, não peques mais”

Compartilhe:

“Jesus se levantou e disse: ‘Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?’ Ela respondeu: ‘Ninguém, Senhor’. Então Jesus lhe disse: ‘Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais’.” (Evangelho de João 8,1-11)

Paz e Bem!

A liturgia deste 5º Domingo da Quaresma nos convida a abandonar as pedras de condenação, nos convertermos e recomeçar, pois Deus nos ama e nos perdoa com amor de Pai. Quem de nós não tiver pecado, lance a pedra contra o seu irmão. Nosso juiz é o Senhor.

O Evangelho nos faz lembrar que não devemos estar presos a lei, pelo contrário, precisamos agir como Jesus: abertos a misericórdia, ao amor e à compaixão.

Esse texto da adúltera bagunça um pouco a cabeça da gente. Uma mulher que iria ser apedrejada é levada diante de Jesus, afim de que fosse condenada. Aqueles que cumpriam a lei e a iriam apedrejar queriam mesmo era pegar Jesus. E usam essa isca da pecadora. O que passou pela cabeça dessa infeliz? Ela não se diz pecadora. Somente diz que não foi condenada.

Vamos nos colocar no lugar dela e dizer: Eu tenho pecado. E Jesus nos diz: “Ninguém te condenou?” – “Ninguém, Senhor”. Mas eu tenho pecado e reconheço. Mas ninguém me condenou. É uma escola. Deus não condena ninguém. Chama para ser acolhido. Como continuaria a história dessa mulher: “Vai e não peques mais”. São as muitas chances que Deus nos oferece.

Confira a reflexão do Frei Pedro Engel.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X