5º Domingo da Páscoa: O mandamento do amor

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste dia 19 de maio, o 5º Domingo da Páscoa, Jesus nos encaminha para um novo mandamento, o mandamento do amor. Na Liturgia da Palavra, o Evangelho de João 13,31-35, narra o preceito deixado pelo Senhor, para que fôssemos capazes de amar mutuamente, com amor verdadeiro, como dom e glória de Deus.

Jesus também institui uma regra para seu discipulado. Estando para concluir o ciclo de orientações aos discípulos, o Mestre resumiu tudo quanto havia ensinado, num único mandamento, chamado de mandamento novo: “Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. A prática do amor mútuo é a expressão consumada da fé em Jesus. Ele confirma que não existe fé cristã autêntica, senão chegar a desembocar no amor para com o próximo, portanto, para ser discípulo de Jesus é preciso amar a todos, indistintamente, com amor generoso, verdadeiro, prestativo e fiel. Não se trata de um amor qualquer. O modelo é: amar como Jesus amou as pessoas, a ponto de entregar a própria vida para salvá-las.

Neste mundo marcado pelo egoísmo e pelo interesse próprio, onde “o que importa é que ‘eu tenha’ e os outros que ‘se virem’, a Igreja nos convida a olhar com sabedoria e agir conforme a vontade do Senhor, para que consigamos imprimir na sociedade o amor que nos é dado como mandamento.

Assista abaixo a reflexão do Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, OFM.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X