Paz e Bem!
A Liturgia deste 4º Domingo do Advento, apresenta-nos, fundamentalmente que Deus em seu Filho Jesus Cristo, ao assumir nossa humanidade, quer viver, experimentar, partilhar e participar de nossa vida. Ele é um Deus próximo de nós, pessoal e humano, que se importa com as dores e o sofrimento do seu povo.
Tudo isso acontece pelo sim generoso de Maria e José, que mesmo não compreendendo todo projeto de Deus, confiam e arriscam suas vidas, ao ponto de experimentarem as mais terríveis dores, angústias e preocupações. Despojam-se de si mesmos, confiam no projeto Daquele que vem para salvar e libertar seu povo.
Portanto, amados irmãos e irmãs, Deus quer participar da nossa vida, porém, só será possível se a exemplo de Maria e José, abrirmos nossos corações para que Ele transforme definitivamente nossa vida.
Nesta Liturgia, queremos pedir a Deus que nos dê corações que sejam capazes de viver a partir da vontade e do projeto Dele, ouvindo Sua voz e nos “arriscando” sem medo, tal como Maria e José.
Assista a reflexão do Frei Honorato Gaspar Gabriel, ele é frade estudante de teologia, natural de Angola e atualmente residente em Petrópolis-RJ.