Paz e Bem!
No nosso itinerário quaresmal, celebramos o 4º Domingo da Quaresma, chamado Domingo da Alegria, pois se aproxima a Festa da Páscoa do Senhor. O Evangelho de Lucas 15,1-3.11-32 nos apresenta a “Parábola do Filho Pródigo”, onde conhecemos alguns pontos de vista importantes para o processo de conversão. O primeiro ponto de vista é a atitude de quem perdoa, representado pelo pai que acolhe o filho que retornou à casa; O segundo é do filho, que arrependido, reconhece seu erro e decide retornar ao abraço do pai; O outro ponto de vista é do filho que fica enciumado do retorno de seu irmão e a acolhida de seu pai.
Quando conta a parábola dos dois filhos e do pai misericordioso, diz também aos fariseus e doutores da Lei que Deus recebe a todos, como Pai bondoso que é. Abraça o que foi para longe, gastou tudo a ponto de precisar se alimentar com a lavagem dos porcos, e dialoga também com aquele que está por perto, mas tem o coração endurecido ao ponto de não se alegrar com o reencontro do irmão que se perdera.
Acolhamos o abraço carinhoso do Pai misericordioso, que nos ensina a acolher nossos irmãos e irmãs perdidos e que necessitam de alguém que os acolha com um abraço caloroso e fraterno.