“Seguindo a Jesus Cristo, nos passos de São Francisco”
Paz e Bem!
Para São Francisco, Deus se revela a nós como uma alteridade, que ultrapassa toda experiência. Ao mesmo tempo que esta transcendência, manifesta sua relação conosco: um Deus que vê o íntimo de nós, discerne e pesa o bem e o mal porque é justo e misericordioso, generoso e doador.
É por isso que São Francisco pode falar do que agrada a Deus, do que ele quer e pedir, em nome de todos nós, discernimento e fidelidade. Deus é vida transbordante, Trindade perfeita e simples unidade. Alteridade e unidade se fundem em maravilhosa harmonia. Nisso o mistério da Trindade é um modelo e um apelo para toda relação humana.
Reze conosco o 4º dia da #NovenadeSãoFranciscodeAssis
Se somos miseráveis, com o auxílio de Deus, por causa dele mesmo e só por sua graça, podemos realizar muitas coisas: saber o que Deus quer, o desígnio de Deus para nós, querer com desejo cordial e por decisões eficazes o que agrada a Deus, fazer a sua vontade.
Entregues à ação do Espírito, somos capazes de seguir os traços do Cristo e de chegar ao encontro do Pai em seu mistério trinitário de vida plena e de glória.
Deus nos chama para um alto destino, traça-nos o caminho e nos dá, para realizá-lo, as forças necessárias. O fim do caminho é o nosso encontro com Deus, à maneira do Filho e com Ele, tendo no coração o fogo do Espírito, como continuadores da sua obra.
Oração de São Francisco (Carta à Ordem)
“Deus todo-poderoso, Eterno, Justo e Misericordioso,
Dá a nós miseráveis, por causa de ti mesmo, fazer o que sabemos que queres e sempre querer o que te agrada,
A fim de que interiormente purificados, interiormente iluminados e abrasados com o fogo do Espírito Santo
Possamos seguir os rastros de Teu Filho Bem-Amado,
Nosso Senhor Jesus Cristo, e só por tua graça chegar a ti, Altíssimo, que em Trindade perfeita e em simples unidade,
Vives e reinas e és glorificado,
Deus Todo-Poderoso, por todos os séculos dos séculos”
Oração para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.