Paz e Bem!
Neste 3º Domingo do Advento, celebramos a alegria da espera da vinda do Salvador que está muito próxima, é o Domingo da Alegria, porque mais e mais vamos chegando ao Natal do Senhor. Deus nos ama muito, nos ama com amor de Mãe. Deus nos ama tanto que se “arriscou” ser um de nós, assumiu nossa humanidade para que pudéssemos ser como Ele.
Na Primeira Leitura, o profeta Isaías (35, 1-6.10) nos lembra que o motivo da nossa esperança e da nossa preparação está vindo, por isso, não devemos estar perturbados nem apavorados, mas sim em vigilância. “Dizei àqueles que têm o coração perturbado: ‘Tomai ânimo, não temais!'”. Desta forma, somos chamados a alegrar nosso coração para receber o Senhor.
Na carta de São Tiago (5,7-10), Deus nos ensina a sermos pacientes. Uma espera com paciência, porque é certo que o Senhor virá.
Já a narração do Evangelho (Mateus 11, 2-11), ao ser interrogado a respeito de sua condição messiânica, Jesus não se perdeu em longas explicações teóricas para justificar sua identidade e missão de Messias. Por obra sua e motivo de sua vinda, Jesus realizou a vontade do Pai. Os cegos recuperavam a vista, os paralíticos conseguiam caminhar, os leprosos ficavam livres de sua enfermidade, os surdos passavam a ouvir, os mortos voltavam à vida, os pobres escutavam a Boa-Nova do Reino. Esta é a missão do Messias, o Filho Enviado do Senhor. Ele veio, sendo humano, para nos garantir a salvação.
O Evangelho chama atenção também para uma pergunta que devemos nos fazer:
O Jesus que estou seguindo, é o mesmo que o Evangelho me apresenta?