3º Domingo da Quaresma: no encontro com a samaritana, Jesus supera todo tipo de preconceito

Compartilhe:

Paz e Bem.

Celebramos hoje o 3º Domingo da Quaresma e dentro do nosso itinerário quaresmal de conversão, a Liturgia da Palavra nos apresenta o Evangelho de João 4,5-42, trata-se da passagem do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Os povos da Samaria (o mesmo povo de Deus) se afastaram de Deus e com isso, não se davam com os judeus… A mulher (sem nome) representa todos os samaritanos, tidos pelos judeus como idólatras, pecadores. O poço é figura da Lei e das instituições. Muitas vezes colocamos nossa esperança, nossa realização no dinheiro. Na nossa sociedade surgem situações que sempre nos convidam a esquecermos de Deus.

Jesus no encontro com a samaritana, supera o preconceito dos povos, o preconceito contra as mulheres, contra as religiões e nos mostra que devemos buscar aquilo que dá sentido a nossa vida.

Quebrada a discriminação, Jesus provoca na mulher a “sede”. Ele fala de água viva, seu dom, o Espírito Santo. E ordena à mulher que vá chamar o marido. Ela reconhece Jesus como profeta e entra com o assunto do dia, o Messias. Jesus esclarece que é ele o Messias.

Confira a reflexão do Frei Alessandro

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X