3º dia da Novena de São Francisco de Assis 2020

Compartilhe:

Paz e Bem!

Hoje, domingo, Dia do Senhor, 27 de setembro, vamos rezar o terceiro dia da novena de São Francisco de Assis, neste Tempo da Criação, o Jubileu da Terra. Estamos conhecendo as motivações deste tempo e buscando formas de convivência harmoniosa e fraterna com a Criação.

O amor pela Eucaristia e a profunda adoração ao Cristo Eucarístico foram marcas de São Francisco. Hoje vamos falar de São Francisco e a Eucaristia. São Francisco nos aponta a nossa pequenez diante do Mistério Eucarístico, quando diz: “Pasme o homem todo, estremeça o mundo inteiro, e exulte o céu, quando sobre o altar, nas mãos do sacerdote, está o Cristo, o Filho de Deus vivo (Jo 11,27)! Ó admirável grandeza e estupenda dignidade! Ó sublime humildade!

Também recordamos a santidade de São Vicente de Paulo, o Sacerdote Caridoso. Vicente de Paulo foi realmente uma figura extraordinária para a Humanidade. Foi Ministro da Caridade do rei francês. Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: “A Confraria das Damas da Caridade”, os “Servos dos Pobres”, a “Congregação dos Padres da Missão”, conhecidos como padres lazaristas, em 1625 e, principalmente, as “Filhas da Caridade”, em 1633.

O gesto concreto de hoje é reunir a sua família para fazer uma doação para o Convento da Penha.

Rezemos juntos!

A crise da Covid demonstrou o impacto da atividade humana na criação, com a queda da poluição registrada durante o lockdown. Portanto, se a indústria de hoje, os transportes, o sistema econômico baseado na “maximização do lucro” tem um “impacto negativo sobre o equilíbrio ambiental”, uma “mudança na direção de uma economia ecológica é uma necessidade que não se pode evitar”. Não há um progresso verdadeiro baseado na destruição do ambiente natural”. É inconcebível que as decisões econômicas sejam tomadas sem levar em conta suas consequências ecológicas”. O desenvolvimento econômico não pode continuar sendo um pesadelo para a ecologia”.

Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X