Paz e Bem!
Vamos juntos seguir Jesus Cristo, nos passos de São Francisco de Assis. Dos escritos de São Francisco, a quinta Admoestação. “Considera, ó homem, em que excelência te colocou o Senhor Deus: Ele te criou e formou à imagem de Seu Filho quanto ao corpo, e à semelhança quanto ao Espírito. E todas as criaturas que estão sob o céu, cada uma a seu modo, servem a seu Criador, O conhecem e lhe obedecem melhor que tu. E mesmo os demônios não o crucificaram, mas tu, com eles, o crucificaste e o crucificas ainda, deleitando-se nos vícios e nos pecados. De que podes, então, gloriar-te?”
Rezemos juntos o segundo dia da #NovenadeSãoFrancisco
Comentário
Somos obra de Deus. Portanto, consideremos a dignidade em que Deus nos colocou. Nosso corpo reproduz o corpo do Primogênito de toda criatura (Cristo) e nosso espírito é feito à semelhança do pai e do filho. A dignidade do ser humano está fundamentada no amor de Deus, que nos quis seus colaboradores (filhos e filhas). Ele nos criou e resgatou só por sua misericórdia. Embora inteligente, livre, o ser humano é o único a não se integrar na harmonia do admirável plano de Deus. A criação inteira serve a Deus, o conhece e obedece-Lhe melhor que nós humanos. A nossa desobediência, com suas consequências, continua a Paixão do Senhor. Deleitar-se nos vícios e nos pecados significa, para São Francisco, fechar-se em si mesmo na ilusão de se bastar e de se construir. O pecado ofende a Deus, crucifica seu Filho e destrói o pecador. Deus não quer a morte do pecador, mas que viva. Crucificar o Senhor quer dizer infligir, Àquele que nos ama e nos lavou de nossos pecados com seu sangue (Ap 1,5), uma ferida incurável, a do amor recusado, não partilhado. Tudo recebemos de Deus: inteligência, beleza, força do corpo, dons espirituais. São Francisco compreendeu que a única realidade própria do homem é sua condição de criatura que faz dele um ser limitado, efêmero, mortal, capaz do mal. Gloriar-se disso significa estar aberto e disponível à plenitude do amor misericordioso de Deus.
Oração
“Onipotente, Eterno, Justo e Misericordioso Deus, concede-nos, por Tua vontade, fazer aquilo que sabemos que tu queres e querer aquilo que te apraz, a fim de que, purificados no interior, iluminados internamente e inflamados pelo fogo do Espírito Santo, possamos seguir os passos de teu filho, o Senhor nosso, Jesus Cristo, e a ti, Altíssimo, por força de tua graça, alcançar. Amém!
Oração para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.