28º Domingo Comum: Gratidão e gratuidade são características de quem busca a Deus

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste 28º Domingo do Tempo Comum, aprendemos como deve ser nosso sentimento diante do Pai. Recebemos tantas graças e bênçãos e muitas vezes não procuramos agradecer. O modo como os leprosos agem em relação à cura corresponde também às nossas atitudes perante a misericórdia do Senhor. O Evangelho de Lucas 17,11-19, nos mostra que precisamos saber reconhecer e agradecer a Deus por tudo que Dele recebemos e por todas as coisas que Ele realiza na nossa vida.

Como seguidores de Cristo, seus discípulos e discípulas de todos os tempos, devemos seguir o exemplo do Mestre, sobretudo na forma de tratar o irmão. E qual é este exemplo? Sermos receptivos, compassivos, generosos, gratuitos, como o Pai é conosco! Ele nos quer bem, felizes, livres, libertos e cada vez mais testemunhas de seu amor por nós.

A narração do Evangelho ) conta o desespero dos leprosos que recorrem à piedade de Jesus. O Mestre tem compaixão deles, os traz para a vida (já que os leprosos eram pessoas excluídas, impuras, consideradas maldições e viviam fora da sociedade), devolve aos dez a dignidade e a esperança. No entanto, Jesus manda que eles se apresentem ao chefe dos sacerdotes e apenas um dos leprosos, ao perceber que estava curado, volta para agradecer, este que era samaritano, ou seja, inimigo dos judeus.

Aprendamos com Jesus a dar ouvidos aos apelos dos excluídos. A fé que temos nos leva a procurar a reconciliação, a conversão do coração a um maior compromisso. Gratidão e gratuidade são características das pessoas que buscam a Deus. Precisamos encontrar a gratuidade, o dom de nossa vida e da nossa salvação.

Confira a reflexão do Frei Paulo César

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X