Paz e Bem!
Neste domingo, a Igreja proclama o Evangelho de Lucas 14, 1,7-14, iniciando o “Mês da Bíblia”, período em que somos chamados a nos perguntar: em qual lugar está a Palavra de Deus, na minha casa? Onde está a Palavra de Deus na minha vida? Como bons cristãos católicos, devemos ler com frequência a bíblia, ter intimidade com as palavras do próprio Senhor. Deus nos fala! Deus fala, comunica, indica, anima, encoraja, fortalece. Deus nos fala pelas Escrituras Sagradas.
No Evangelho, vamos ouvir a narração do episódio em que Jesus é convidado para participar de um banquete na casa de um fariseu e o Senhor orienta que um convidado deve sempre ocupar o último lugar, ou seja, um lugar que não seja de destaque, pois o dono da festa pode ter designado o local principal para alguém mais importante. Muitas vezes nós buscamos lugar de destaque, lugar de honra. Tomamos para nós o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Jesus ensina que devemos nos preocupar em ser bons cristãos, em ‘ser’ e não em ‘ter’. O Evangelho mostra que devemos buscar o último lugar, onde há menor destaque. O lugar de maior destaque é o banquete do céu.
Ainda no Evangelho, Jesus diz ao que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz. Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
Assista a reflexão do Frei Pedro de Oliveira.