21º Domingo do Tempo Comum: “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste 21º Domingo do Tempo Comum (25/08), a Igreja proclama o Evangelho de São Lucas 13,22-30. O quarto domingo do Mês das Vocações é dedicado aos leigos, leigas, catequistas, homens e mulheres com disposição de levar o Evangelho com alegria e fé.

A resposta de Jesus à pergunta do desconhecido (“Senhor, são poucos os homens que se salvam?”), revelou ser irrelevante a preocupação com o número das pessoas que irão se salvar. Importante mesmo é decidir-se a trilhar os caminhos do Reino, apesar de suas exigências. É o que Jesus chama de “entrar pela porta estreita”. Como isto, afirma-se que a salvação é obtida mediante a renúncia das comodidades e conveniências, para abraçar a causa do Reino, sem querer fazer-lhe adaptações. Trata-se de cumprir a vontade de Deus, submetendo-se fielmente a ela.

Não sabemos quando iremos morrer, no entanto, sabemos como fazer o Reino de Deus começar aqui neste mundo. Praticando a justiça, a bondade, a fraternidade, o amor e a paz, um dia herdaremos a eternidade que nos foi prometida, pois Jesus nos alerta que mesmo que dissermos “mas Senhor, nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças! Pregamos seu Evangelho, falamos em teu nome!”, Ele vai nos dizer: “Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!”

“Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.”

Assista a reflexão do Frei Alessando Dias do Nascimento.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X