1º Domingo do Advento: Tempo de vigilância e de espera

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste dia 29 de novembro, a Igreja celebra o 1º Domingo do Advento, tempo de espera, vigilância, oração e esperança. É o nosso itinerário de preparação para a Festa do Natal do Senhor, o início da caminhada cristã em direção à espera do Menino que veio, vem e virá. Advento, é tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. Advento significa “vinda”, “chegada”. Está relacionado à nova vinda de Cristo.

Na Liturgia da Palavra, proclamamos o Evangelho de Marcos 13,33-37, onde Jesus nos alerta para a observância dos sinais, acontecimentos, expectativas, e, preocupações. É preciso estar em constante vigilância. “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”, nos chama atenção.

Estejamos vigilantes, sem esmorecer, deixemo-nos preparados “com as lamparinas acesas” – que é a fé – compromisso de estarmos em sintonia com Aquele que vem, é Deus que vem nos trazer confiança, esperança e a paz que tanto esperamos. Advento é um tempo especial, tempo de preparação para estarmos verdadeiramente coesos no espírito, na unidade, na comunhão com o Senhor.

A oração é um dos fundamentos para que possamos ter o espírito de perseverança e de vigilância. Deus é Deus conosco, é um Senhor que deixa seu amor transbordar no coração daqueles que creem. Façamos que esse tempo do Advento seja um tempo cheio, pleno de força, de graça, para que o Natal não seja apenas um “acontecimento qualquer”, mas um acontecimento que nos levará a uma vida nova.

Veja a reflexão do Frei Luiz Flávio Adami

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X