Primeiro encontro do Terço dos Homens no Convento em 2022

Compartilhe:

Paz e Bem!

Com alegria na tarde do último sábado (12), o Convento da Penha acolheu com alegria o Terço dos Homens que se reuniu no campinho para rezar o terço e participar da Santa Missa, um dia após a memória de Nossa Senhora de Lourdes. Frei Paulo César fez a acolhida e na pessoa do coordenador estadual do movimento acolheu a todos que estavam presentes e aos que acompanharam pelas redes sociais, e também os tercistas da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Comunidade Nossa Senhora da Lourdes, em Jucutuquara.

Este foi o primeiro encontro mensal do Terço na Casa das Mães da Alegria de 2022, onde em maio acontecerá o 9º Encontro Estadual. A oração deste sábado foi em honra à Nossa Senhora de Lourdes e antes de começar o terço, um dos tercistas contou a história de devoção a este dogma. Os fiéis puderam enviar suas intenções e de modo especial, eles rezaram por todos que participarão da décima quarta Romaria Nacional do Terço dos Homens no próximo final de semana no Santuário Nacional de Aparecida.

Os homens iniciaram a oração do terço com a leitura do Evangelho de Marcos sobre a multiplicação dos pães. E logo em seguida rezaram os mistérios gozosos, meditando sobre a Anunciação do Anjo a Maria; a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel; o nascimento do Menino Jesus; a apresentação do Menino Jesus no Templo; e a perda e o encontro do Menino Jesus no Templo.

Ao final da oração, os tercistas cantaram a consagração a Nossa Senhora e Frei Paulo encerrou dizendo que “com certeza nossas intenções chegam até Jesus pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes” e então deu a benção de Nossa Senhora das Alegrias.

Depois do terço, eles participaram da missa das 15 horas no Campinho do Convento com os demais fiéis presentes e os que acompanharam das suas casas. Frei Pedro Engel foi quem fez a acolhida inicial da celebração que foi presidida pelo guardião, Frei Djalmo Fuck.

No início de sua homilia, frei Djalmo saudou os homens do terço e os que acompanhavam a missa de casa. Refletindo sobre o Evangelho do dia, da multiplicação dos pães, ele ressaltou que o curioso é que apesar de o conhecermos por este nome, em nenhum momento é dito que Jesus multiplicou os pães e sim que Ele os distribuiu entre os que lá estavam.

O milagre não está na multiplicação, o milagre está em partilharmos, de distribuirmos o pouco que nós temos. As vezes imaginamos que quando formos muito ricos, nós vamos doar. E Jesus nos ensina exatamente o contrário, nos ensina a partilhar o pouco que temos. Nos ensina a compartilhar o amor, a ternura, a atenção. Este é o milagre que Jesus nos pede, distribuir o pouco que temos para quem nada tem.

O Evangelho ainda diz que ao final sobraram pães e peixes e todos ficaram satisfeitos. Essa experiência pode ser vivida em nossas casas, quando as vezes alguma visita chega de surpresa e a gente diz “onde comem três, comem quatro. As mães dizem que onde dormem três, dormem quatro. E isto é acolhida, distribuição, partilha e milagre. Que Deus então nos ajude a partilhar o pouco que temos com aqueles que muito precisam de nós.”

Ao final da celebração foi entoado o hino de Nossa Senhora da Penha após o guardião lembrar que a Capela está passando por obras de restauração para que em abril possamos bem celebrar a festa da padroeira do Espírito Santo da forma como ela merece e deu a benção sobre todos os que participaram da Missa e sobre os objetos apresentados.

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X