Natal do Senhor | A Festa da Luz que iluminou o mundo inteiro

Compartilhe:

Paz e Bem.

O ano está chegando ao fim. E neste último dia de 2021 vamos recordar a Celebração da Noite do Natal, realizada na Campinho do Convento no dia 24 de dezembro. A Missa foi presidida pelo Frei Valdir Nunes Ribeiro.

Seguindo os protocolos sanitários, muitas famílias se reuniram no Campinho para a solene celebração, e também em casa, acompanhando pelas redes sociais. A voluntária do Convento, Fernanda Costalonga, foi a responsável pelas boas-vindas a todos. Em seguida, a equipe de celebração foi acolhida.

O Frei Lucas Moreira Almeida, estudante capixaba que também é músico e compositor, ao lado do pai Joel Almeida, foi o responsável pelas músicas da Missa. Após o Frei Lucas cantar o “Anúncio do Natal”, surgiram no meio do povo, crianças vestidas de anjinho e um casal, interpretando Maria e José, carregando a Imagem do Menino Jesus, que foi entregue ao Frei Pedro Engel, apresentado aos fiéis e colocado na manjedoura.

Na homilia, Frei Valdir lembrou de um fato ocorrido em Greccio, na província de Rieti (Lácio), na Itália. Na véspera da noite de Natal de 1223, São Francisco criou o primeiro presépio da história do Cristianismo. “Em 1223, nosso Pai São Francisco, o grande amante do crucificado, um dia desejou celebrar com grande ardor o Natal. Mas não apenas recordar Belém. Ele queria ver com seus olhos, queria tocar com suas mãos, queria ouvir o choro do Menino Deus. Por isso, em 1223, na pequena cidade de Greccio, Francisco convida irmãos e amigos a juntos sonharem Belém ali”, relatou.

O Frei Valdir disse ainda que “Tomás de Celano (primeiro biógrafo de São Francisco de Assis), diante desse primeiro presépio que Francisco fez em Greccio, naquele lugarzinho simples, muito distante de Belém, mas que no entanto a história, a geografia e o mundo foram se unindo, diz ‘ali se honra a simplicidade. Ali naquela pequena manjedoura que eles fizeram se exalta a pobreza. Ali naquele lugar desprovido de riqueza se elogia a humildade e de Greccio se faz uma nova Belém'”.

Também na homilia, Frei Valdir destacou que foi um ano difícil e de muitas partidas e lembrou do Frei Luiz Flávio, que fazia parte da fraternidade da Penha e faleceu em abril. “Frei Luiz foi nos representar no céu nessa grande oferta que a Casa da Mãe das Alegrias fez ao céu. Mas nós temos a oportunidade de estarmos aqui e olhando esse Menino Deus. Ele veio fazer morada em nossos corações. O Natal é a nossa festa. É a festa da Luz”.

Antes da bênção final, os Freis Valdir Nunes, Pedro Engel, Pedro de Oliveira e Alessandro Dias fizeram uma bênção do Menino Jesus a cidade de Vila Velha. “Que a bênção a partir do Convento nesse noite de felicidade e de luz possa inundar de novo o nosso coração. Que o nosso coração seja revigorado, com a chance de amar e perdoar”, disse o Frei Paulo Roberto Pereira.

Confira em vídeo os melhores momentos

Fotos: Marcos Antoniazi

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X