🌴⛪🌴 Fim de semana com Missas e romaria no Convento da Penha

Compartilhe:

Paz e Bem.

Aproveitando a oportunidade para o descanso, muitos aproveitam e sobem ao Convento da Penha para um divertido passeio. Mais que o encanto da vista, o Convento oferece um universo de possibilidades. Além do potencial turístico, o Santuário possibilita o clima contemplativo, orante, devocional e também um encontro pessoal com o Senhor.

Fique atento aos horários de funcionamento do Convento e se organize. De segunda a sexta, o Convento funciona de 6h às 16h30. Podem subir 50 carros por vez. Aos sábados, o horário de funcionamento é o mesmo, porém, a partir de 6h sobem os 50 primeiros automóveis apenas para a Missa das 7h. Ao longo do dia a subida é proibida. Aos domingos, o Convento abre às 4h e fecha às 16h30. Os 50 primeiros veículos podem subir a partir das 4h e ao longo do dia, a subida também é proibida.

O Convento da Penha também dispõe do serviço das vans para acesso até o Campinho. A passagem custa R$6,00 (subida e descida) e R$4,00 (subida ou descida). Os bilhetes podem ser adquiridos na portaria e no ponto de embarque no Campinho.

No sábado, dia 22 de julho, quando a Igreja celebra a Festa de Santa Maria Madalena, padroeira dos pecadores arrependidos, dos convertidos, das mulheres, das pessoas ridicularizadas por sua piedade e dos fabricantes de perfumes, todas as Missas serão celebradas na Capela do Convento: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h* (*Missa Dominical e também transmitida pelas redes sociais do Convento).

Já no domingo (23 de julho), o 16º Domingo do Tempo Comum, acontece a tradicional Romaria dos Lavradores, realizada pela paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte, Cariacica. As Missas na Capela da Penha acontecem às 5h, 7h, 11h, 14h e 16h.

São inúmeros os motivos que levam romeiros, devotos, peregrinos, turistas e fiéis ao Convento da Penha. Aos milhões, aos milhares, em centenas, em dezenas… Cada um, ano a ano, acorrem ao Santuário da Mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora das Alegrias da Penha. Seja pela fé, pela devoção, pela gratidão ou pela súplica. Seja pela esperança, pela graça, pelo sonho ou pela conquista. Seja pela Igreja, pelo monumento, pela vista ou pela natureza. Seja o turismo, a religião, a lembrança, a distância ou seja pela Virgem… Quaisquer sejam os motivos, todos os motivos levam ao CONVENTO DA PENHA.

🙏🏻 Calendário Litúrgico

A Igreja celebra ao longo destes dias o Tempo Comum. No sábado, a liturgia será: Primeira Leitura: Cântico 3,1-4; Salmo Responsorial: 62(63) – A minha alma tem sede de vós, Senhor!; Evangelho: João 20,1-2.11-18; Já no domingo, as leituras escolhidas foram: Primeira Leitura: Sabedoria 12,13.16-19; Salmo Responsorial: 85(86) – Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!; Segunda Leitura: Romanos 8,26-27 e Evangelho: Mateus 13,24-43.

📷 Exposição de Presépios

A vida franciscana é um convite para viver o Evangelho, que é o próprio Cristo: a Palavra encarnada na humanidade. Contudo, o Cristo pobre, humilde, servidor e crucificado. Um caminho que procura ter presente o Natal (Encarnação), a caridade (Eucaristia) e a Cruz do Senhor.

São Francisco quis que no Natal, se recordasse, com muito respeito, a memória Daquele que nasceu em Belém e garantiu a todos nós a Salvação. Assim, vendo com nossos próprios olhos, sentindo com nosso próprio coração os “apuros” e necessidades da infância Daquele que foi posto na simples manjedoura do presépio; todos pudessem participar da mesma alegria vivida por José e Maria. Celebrar o Natal do Menino de Belém, fazendo de cada lugar e cada coração uma “Nova Belém Atualizada” – lugar de acolhida e de vida – a exemplo da Família da Noite Santa.

Assim nasce a nossa tradição: todos à volta da gruta e repletos de alegria, sem qualquer distância entre o acontecimento que se realiza e as pessoas que participam no mistério.

Para recordar a importância da criação de Francisco de Assis, a Fraternidade do Convento decidiu que o presépio em tamanho real vai permanecer montado no Campinho do Convento ao longo do ano de 2023 e até o dia 7 de janeiro de 2024, quando a Igreja vai celebrar a Solenidade da Epifania do Senhor, concluindo o Tempo do Natal.

Para ter acesso ao presépio, basta visitar o Convento dentro do horário de funcionamento. As visitas são gratuitas e o local possui acessibilidade para todas pessoas. De segunda a sábado, o Convento funciona de 6h às 16h30; já aos domingos, de 4h às 16h30.

A segunda exposição acontece na Sala de Exposições (ao lado da Sala dos Milagres). A mostra é expõe uma série de Presépios que vão sendo substituídos a cada três meses, assim, sucessivamente até fevereiro de 2024. Trata-se de obras de mãos capixabas, artistas, artesãos e famílias que se dedicam ao tema ano após ano, com seu toque de originalidade. Ilustrando a exposição, haverá ainda as manifestações folclóricas do Espírito Santo ligadas ao nascimento de Jesus e visita dos Reis Magos como as Lapinhas e Reisados, tradições culturais que compõem o Ciclo Natalino Capixaba.

A exposição está aberta ao público de 8h às 16h30 e é gratuita.


🌴⛪🌴 A programação do fim de semana

📆 Dia 22 de julho (sábado)

  • Horário de Funcionamento
    6h às 16h30
  • Missas na Capela do Convento
    7h, 9h, 11h, 14h e 16h* (*também transmitida pelas redes sociais)
  • Confissões
    8h30 às 11h e 14h às 16h
  • Sala dos Milagres e Sala de Exposições
    8h às 16h30
  • Vans de Transporte
    6h às 17h

Os visitantes podem subir de automóvel próprio apenas para a primeira Missa do dia (7h). Há uma quantidade limitada de vagas para 50 (cinquenta) veículos, ou seja, esse número sendo atingido, automaticamente a subida é suspensa. Ao longo do dia, neste período de feriado, a subida de automóveis está proibida.

📆 Dia 23 de julho (domingo)

  • Horário de Funcionamento
    4h às 16h30
  • Missas na Capela do Convento
    5h, 7h, 11h, 14h e 16h
  • Missa no Campinho do Convento
    9h (também transmitida pelas redes sociais) – Romaria dos Lavradores ao Convento
  • Confissões
    8h30 às 11h e 14h às 16h
  • Sala dos Milagres e Sala de Exposições
    8h às 16h30
  • Vans de Transporte
    4h às 17h

Os visitantes podem subir de automóvel próprio apenas para a primeira Missa do dia (5h). Há uma quantidade limitada de vagas para 50 (cinquenta) veículos, ou seja, esse número sendo atingido, automaticamente a subida é suspensa. Ao longo do dia, neste período de feriado, a subida de automóveis está proibida.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X