Paz e Bem.
Neste sábado, o Convento da Penha inicia uma nova programação especial de verão que se estende até o próximo dia 1º de março. A ideia é acolher melhor os devotos e turistas que estão de passagem pela Grande Vitória, muitos aproveitando as praias e outros pontos turísticos. Além da ampliação do horário de funcionamento, por dia, são celebradas mais Missas presenciais no Campinho.
A Missa das 10h30 deste sábado, foi presidida pelo Guardião e Reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck. Em tom descontraído, ele chamou de “corajosos” os fiéis que participaram da Missa, já que o calor era grande e o sol estava “pocando”, como costumam dizer os capixabas (pocar é uma ‘gíria’ genuinamente capixaba). “Quero acolher todos os corajosos que subiram ao Campinho nesta manhã, e digo que vocês são muito corajosos porque o sol tá pocando, como costumam dizer os capixabas (risos) e mesmo assim não desanimaram, ficam nas sombras que têm pelo Campinho e assim vamos celebrar a Eucaristia. Essa programação é uma novidade boa, assim a gente consegue acolher todo mundo. Que bom que vocês vieram, agora podem até nos ajudar a divulgar que tem um monte de Missa no Convento e no sábado dá até pra ver anoitecer daqui de cima”, comentou.
De acordo com o Guardião a ideia é possibilitar aos fiéis mais horários de Missas e aumentar não só a quantidade de visitantes como distribuí-los em mais tempo de funcionamento. Além disso, com os novos horários, muitos pessoas que buscam o chamado “turismo religioso” procuram justamente a Celebração da Santa Eucaristia. “Quem visita os Santuários como a Penha, Aparecida, Frei Galvão e tantos outros, busca a Eucaristia, vai de longe, visita para participar de Missa, por isso possibilitamos mais condições para as pessoas rezarem na Missa”, explicou.
Confira abaixo a homilia na íntegra do Frei Djalmo.
Missas presenciais no Campinho
Segunda a sexta
7h, 9h, 10h30, 15h (também transmitida pelas redes sociais) e 17h
Sábados
7h, 9h, 10h30, 15h (também transmitida pelas redes sociais), 17h e 19h
Domingos
5h, 7h, 9h (também transmitida pelas redes sociais), 10h30, 15h e 17h
Confissões (sem necessidade de agendamento)
Diariamente
8h30 às 11h e 14h às 16h
Portão de acesso ao Campinho
Segunda a sexta
6h às 17h30
Sábado
6h às 19h30
Domingo
4h às 17h30
Visitas ao Santuário
Segunda a sábado
A Capela fica aberta ao público de 6h às 17h30, apenas para oração pessoal e visitação.
Domingos
A Capela fica aberta ao público de 4h às 17h30, apenas para oração pessoal e visitação.
Secretaria e Sala dos Milagres
Diariamente
8h às 16h
Lanchonete
Segunda a sábado
8h às 16h
Domingos
8h às 17h
Capela de São Francisco
Diariamente
7h às 17h
Vans de transporte
Segunda a sexta
6h às 18h30
Sábado
6h às 20h30
Domingo
4h30 às 18h30
Subida de automóveis
Acesso liberado aos primeiros quarenta (40) automóveis que chegarem para a Missa das 7h (de segunda a sábado) e Missa das 5h (aos domingos), após este horário ou atingindo o limite de vagas, a subida de automóveis ficará restrita àqueles que estiverem transportando bebês de colo, idosos com dificuldade de locomoção e portadores de necessidades especiais. As vans funcionam normalmente.
Durante as Missas não é permitida a subida de automóveis ainda que estejam nas condições permitidas acima.
É importante ressaltar o uso obrigatório de máscara, álcool (em gel ou 70%) e o distanciamento social.
Orientações gerais
– Insolação: O Campinho não conta com muitos espaços sombreados e, à medida que os relógios avançam, o sol se torna mais marcante. Diante disso, nas Missas realizadas no período em que há maior incidência de sol, para diminuir o efeito da insolação, sugerimos que os fiéis utilizem bonés, chapéus ou mesmo sombrinhas.
– Devotos e visitantes: Ao Convento se dirigem pessoas com diversas motivações. Merece destaque o sem número de pessoas que sobem a Montanha Sagrada para o encontro com o Senhor; ao mesmo tempo, nota-se crescente frequência dos que sobem com objetivos de recreação e turismo, especialmente a partir da metade da manhã. Aos que visitam o Convento para a prática de atividade física, ressaltamos: respeite sempre o fiel devoto e o espaço religioso.
– Visitas seguras: Mesmo se tratando de espaço aberto, há alerta ao povo quanto à obrigatoriedade do uso da máscara, além do distanciamento e uso de álcool em geral. Por isso, para tirar uma foto, por exemplo, os visitantes podem tirar a máscara, para a comunhão também. Já noutros momentos, o uso da máscara é indispensável.
– Clima de oração: Uma vez que a Capela está aberta apenas para visitação e oração pessoal, atenção ao clima de oração e recolhimento que o próprio local sugere. Ao visitar o interior da Capela de Nossa Senhora da Penha, mantenha o silêncio. Ah, e cuidado com os trajes! Não é permitido acessar o Santuário utilizando roupas de banho ou trajes inadequados para o ambiente.