SALA DE EXPOSIÇÕES: Visite a exposição com fotografias de Arquitetura Gótica

Compartilhe:

Paz e Bem!

O Convento da Penha está promovendo a Exposição “Arquitetura Gótica: A Maestria Medieval”, da arquiteta, urbanista e mestra em História da Arte, Tainah Moreira Neves. Aberta desde o dia 06 de julho, a mostra de fotografias traz o olhar único e diferenciado da fotógrafa sobre aspectos e detalhes da arquitetura gótica de catedrais medievais europeias (França e Inglaterra), revivendo esse estilo de construção que parece distante, mas que na época, foi revolucionário. O objetivo da exposição também é desfazer a errada concepção de que o “gótico” significa algo sombrio ou negativo.

A arquitetura gótica representou uma ruptura na arquitetura vigente da época, trazendo os vitrais e a luz para o interior das igrejas, além das magníficas dimensões que as igrejas tomaram nessa época, a partir do século XII.

Ao passar pela exposição, na Sala de Exposições do Convento, o visitante poderá também aprender um pouco mais sobre o conceito de catedral e suas funções, ter uma visão mais ampliada do que esse estilo representou na história da arte e da arquitetura.

Tainah Moreira explica que começou a fotografar por um acaso em 2005, quando começou a se interessar por duas paixões: contemplar a beleza das construções (arquitetura) das catedrais medievais e a fotografia. Desde então, começou a reunir imagens das catedrais que visitava e resolveu apostar num olhar diferente, nos detalhes que muitos não observavam. Quando procurava fotografias desses detalhes inusitados das construções, ela não conseguia pois só havia registro de fachadas, entradas e etc. Tainah expôs pela primeira vez, apenas algumas fotografias, na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e agora traz a beleza e o encanto da arquitetura medieval para o Convento.

A conservação dos patrimônios artísticos e arquitetônicos é essencial para compreendermos a nossa história e podermos planejar o futuro. O visitante terá acesso à 56 fotografias de 9 diferentes catedrais, e poderá compreender as semelhanças e diferenças entre elas.

Os construtores medievais procuravam exaltar a beleza das criações divinas na construção dos templos, para isso utilizaram da maestria das formas arquitetônicas e artísticas para comunicar a perfeição divina. Suger (Abade do século XII da Basílica de Saint-Denis, França), acreditava que pela contemplação das belas formas, o fiel poderia alcançar a elevação.

A exposição funciona de quarta a domingo, de 8h às 12h e de 12h30 às 16h, na Sala de Exposições do Convento da Penha. A entrada é gratuita.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X