Notícias

16/10/2019

Visite a exposição “Mantos da Penha”

Compartilhar:

Paz e Bem!

Faz parte da história da identidade do povo capixaba, o carinho e a devoção à Virgem da Penha. Ao longo da história, desde o início da colonização até os dias atuais, romeiros devotos, peregrinos, filhos confiantes, homens e mulheres repletos de esperança, sobem à Penha para entregar nas mãos de Maria um pedido, uma graça, um sonho… A medida em que o tempo passa, algumas transformações vão ocorrendo.

Os mantos que são utilizados nas imagens de Nossa Senhora (a original e as réplicas), passaram por diversas transformações ao longo dos anos. No passado, não muito distante, os mantos de Nossa Senhora já foram brancos com detalhes dourados, brancos com detalhes vermelhos, entre outras variações.

Com o objetivo de resgatar um pouco da identidade histórica da devoção à Virgem Santa da Penha, o Convento da Penha tem a satisfação de expor em sua Sala de Exposições a mostra “Mantos da Penha”. A exposição foi aberta no fim de setembro e traz diversas vestes bordadas à mão de diferentes materiais, usadas ao longo do século XX na Imagem de Nossa Senhora da Penha.

O visitante poderá ver de perto a riqueza de detalhes, a singeleza dos tecidos, além de se encantar com a diversidade de desenhos e formatos das vestes usadas na imagem. Algumas vestes parecem “vestidos de noiva” e são muito lindas. Cada uma expressando a forte e carinhosa devoção à Padroeira.

Toda ouvidos a Deus, Maria se tornou morada da Santíssima Trindade. Revestida da graça de Deus, trouxe-nos Jesus, imagem visível do Deus invisível. Nela “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. O amor e a bondade de Deus visíveis em Jesus e em Maria nos libertam de nossas misérias, tristezas e desespero.

A exposição é também uma homenagem póstuma à Dona Lúcia Bassini Suzano, falecida no dia 12 de Julho de 2019, que, durante aproximadamente 30 anos, confeccionou com todo esmero e devoção as vestes da Padroeira do Espírito Santo. Aos poucos, “Tia Lúcia” foi passando essa nobre incumbência para a sua sobrinha, Maria da Penha Bassini de Paula. Penha é quem atualmente prepara com muito zelo os mantos de Nossa Senhora da Penha, que são trocados dias antes do início da Festa da Penha.

Além das vestes de Nossa Senhora, também estão expostos quadros do acervo do Convento, o tradicional “sino”, uma pia batismal antiga e uma Imagem de Nossa Senhora da Penha em um “cantinho especial”, dentro do andor histórico que durante muitos anos foi utilizado para transportar a Imagem original.



Serviço

Exposição “Mantos da Penha”
Local: Sala de Exposições do Convento da Penha.
Horários: De quarta a domingo, de 08h às 12h e de 12h30 às 16h30
Entrada gratuita

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Celebrando a Festa da Dedicação da Basílica do Latrão, milhares de fiéis se reuniram no Campinho do Convento da Penha para a tradicional Missa das 9 horas.

Paz e Bem. Como acontece em toda primeira sexta-feira do mês, foi realizada na Capela do Convento, na tarde deste dia 7 de novembro, a Missa Votiva do Sagrado Coração

Paz e Bem. Frei Claudino Dal’Mago presidiu a tradicional Missa da Saúde, no Campinho do Convento da Penha, na tarde desta quarta-feira (5). Centenas de fiéis, especialmente pessoas com mobilidade

🎶🎵 “A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação. Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição. Quando