Paz e Bem!
O Convento da Penha, realizou no início da noite do último sábado (12/01), uma Santa Missa, a primeira da programação especial do #Verão2019, na Capela. A celebração teve início às 19h, foi presidida pelo Guardião, Frei Paulo Roberto Pereira e contou com a presença de muitos visitantes, turistas e devotos que subiram ao Santuário para rezar, contemplar a beleza e a grandeza de Deus ou ainda desfrutar do tão esperado momento, de subir com a claridade do sol, participar da Missa e no final ser presenteado com um espetáculo de cenário iluminado, das mais magníficas vistas, de um lugar privilegiado para o encontro com o Senhor.
A Capela ficou lotada, entre crianças, jovens, idosos… Todos “irmanados, unidos, convergindo da mesma fé, ‘aconventados'”, pela graça e misericórdia de Deus. Ao subir à Penha, – como disse o Guardião – “até quem anda meio desanimado, desesperançado, volta a sorrir. Que a gente leve a experiência daqui para frente. Mesmo ao escurecer, estaremos cheios de luzes, sendo suficientemente iluminados para lançar luzes onde quer que a gente for, este é o dom de estar aqui no Convento”, destacou agradecendo a presença de todos.
A celebração teve também a presença do Frei Lucas Moreira, o capixaba de Vila Velha que fez sua Primeira Profissão Franciscana na última quinta-feira (10/01). Ele fez os comentários iniciais, a acolhida e no final se apresentou para os fiéis.
Na homilia, ao refletir a Liturgia da Palavra narrativa do Batismo do Senhor, Frei Paulo Roberto explicou o fim do tempo do Natal e início de um novo tempo litúrgico. “Com a celebração do Batismo do Senhor, encerramos o tempo do Natal. Natal é a marca da luz, o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, Jesus Cristo nascido pobre, entre os pobres… Deus revertido na fragilidade humana ilumina as trevas e nos bebemos desta fé, desta convicção com muita alegria e solenidade, na Igreja, o Natal não termina no dia 25… Muito sabiamente a Igreja coloca para encerrar o Natal a renovação do batismo, o nosso batismo. Celebrar o batismo de Jesus, renovamos o nosso compromisso batismal: sal da terra e luz do mundo”, afirmou.
Frei Paulo explicou também porque Cristo, sendo verdadeiramente Deus, entrou na fila dos pecadores para receber o batismo pregado por João. “Jesus se faz um do povo, esse é dom de Deus, ele surpreende e entra na fila. O povo todo na fila, esperando para ser batizado e Jesus entra lá também, é um dos nossos, gente como a gente. É batizado, pede para ser batizado. O autor de todo o batismo pede para ser batizado, esta é a primeira lição. Nós somos batizados, somos todos iguais, todos irmanados, com a mesma natureza. Jesus fez assim e nós também devemos fazer, entrar na fila sem distinção… O batismo de João inaugura este tempo novo, onde não há distinção de origem, de raça, de gênero e a água purificadora afasta de nós todas as diferenças que são excludentes”. Ele elencou ainda alguns ensinamentos do Evangelho, dizendo que “Deus não faz acepção de pessoas, Ele quer que todos pratiquemos a justiça, o tempo novo.”
Por fim, o Frei destacou a frase que termina o trecho do Evangelho: “Tu és o meu Filho Amado, em ti ponho meu bem querer”, explicando que é preciso abrir mão da própria vontade, do próprio querer, para aceitar a vontade e o projeto de Deus, como Jesus fez.
Após a comunhão, durante os avisos e comunicados, antecedendo a bênção final, o Guardião do Convento, voltou a agradecer a presença do público que lotou a Capela. Orientou sobre a segurança e agradeceu a união de forças entre os funcionários do Convento, amigos e voluntários e do poder público, destacando a presença da Guarda Civil Municipal de Vila Velha e da Polícia Militar.
Após a bênção o público pôde fotografar, contemplar e visualizar a belíssima vista, de vários ângulos. Muitos comentaram e agradeceram a oportunidade.
A próxima Missa à noite será realizada no próximo sábado 19, às 19h, também na Capela do Convento.
Confira a galeria especial e veja como foi.