Paz e Bem!
No próximo dia 17 de setembro, a Igreja celebra a Festa das Chagas de nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis, o primeiro estigmatizado da história da Igreja e tão querido por todos nós. Vamos juntos, subir o Monte Alverne, na bela Toscana de Francisco, monte este doado a Francisco e a seus irmãos, em 1213, pelo Conde Orlando Catani, di Chiusi, seu amigo; e destinado à vida de oração dos frades, desde então. Hoje é também o noviciado de várias províncias da Itália e da Custódia da Terra Santa.
Celebrar os estigmas de Francisco de Assis a partir da experiência do “Calvário Franciscano”, se faz ainda mais especial quando temos a oportunidade de conhecer melhor a vida do “novo Cristo”, contada por quem esteve lá no Monte Alverne e aprofundou-se nos estudos da história do Santo de Assis.
Quem vai nos apresentar a história das Chagas de São Francisco de Assis é o Frei Valdir Nunes Ribeiro. Ele se baseou nas Chagas para fazer mestrado. “Nas mãos e pés os sinais dos cravos, iguais em tudo ao que antes havia visto na imagem do serafim crucificado”. A introdução litúrgica da Missa e Liturgia das Horas diz o seguinte:
“O Seráfico Pai Francisco, desde o início de sua conversão, dedicou-se de uma maneira toda especial à devoção e veneração do Cristo crucificado, devoção que até a morte ele inculcava a todos por palavras e exemplo. Quando, em 1224, Francisco se abismava em profunda contemplação no Monte Alverne, por um admirável e estupendo prodígio, o Senhor Jesus imprimiu-lhe no corpo as chagas de sua paixão. O Papa Bento XI concedeu à Ordem dos Frades Menores que todos os anos, neste dia, celebrasse, no grau de festa, a memória de tão memorável prodígio, comprovado pelos mais fidedignos testemunhos”.
Dada a importância de celebrar com alegria essa grande Festa Franciscana, a partir desta terça-feira (14) até o próxima quinta-feira, vamos nos preparar bem, com a ajuda do Frei Valdir Nunes, para festejar São Francisco de Assis, o Serafim Alado.
Série especial
A série especial será exibida nos dias 14, 15 e 16 de setembro, sempre pela manhã. Já no dia 17, festa das Chagas de São Francisco, além da Missa presencial e pelas redes sociais, os fiéis terão a oportunidade de rezar num programa especial e feito pensando em todos os que amam Francisco de Assis.
A produção da série faz parte do incansável trabalho dos franciscanos do Convento da Penha em prol da evangelização e do anúncio do Evangelho do Senhor, pelo exemplo de vida e missão de São Francisco de Assis. “É uma chance de conhecermos como Francisco se converteu, se tornou semelhante a Cristo e recebeu do Crucificado a missão de reerguer a Sua Igreja. Mas não parou por aí, São Francisco ainda teve no corpo as marcas do próprio Redentor”, comenta Frei Valdir Nunes.
O frade explica que a série vai apresentar a cada dia, fatos e momentos que marcaram muito a história da Igreja. Desde a conversão de Francisco até o reconhecimento da Glória dos Altares, foram histórias que muitas vezes não paramos para conhecer mais, e que agora, teremos ocasião de conhecer. O tríduo começa num dia muito importante: Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Fique ligado nas redes sociais do Convento da Penha e participe do tríduo em preparação para a Festa das Chagas de São Francisco de Assis.