Moacir Beggo
Vila Velha (ES) – A instalação do terço gigante entre as palmeiras do Convento da Penha, neste sábado de Aleluia, 19 de abril, traz uma certeza para todos: a Festa da Penha vai começar. Pela 17ª vez consecutiva, o médico Osmar Sales roubou a cena no Campinho do Convento com a equipe de voluntários e bombeiros para subir esse símbolo que vai fazer parte do cartão postal de Vila Velha durante pelo menos três meses.
Depois de ver a sua obra no alto, Osmar estava impressionado com o efeitos que os pedaços de CDs deram na circunferência da imagem de Nossa Senhora em contato com a luz solar desta linda manhã de outono nesta cidade capixaba. “Não imaginava que fosse dar esse efeito tão bonito. Acabamos não colocando os pedaços de CDs no crucifixo com a imagem do Ressuscitado, mas agora acho que ficaria muito bonito”, confessou Osmar, que neste ano não colocará um banner explicativo sobre as imagens. “Todo mundo sabe que é a imagem de Nossa Senhora das Alegrias e a do Cristo Ressuscitado. Ou seja, é a alegria de Maria pela ressurreição de Jesus Cristo”, explicou.
Segundo ele, as flores não podem faltar. “Você sempre dá flores para homenagear e presentear qualquer pessoa, especialmente a mãe. E Maria não pode ficar sem flor”, observou, lembrando que historicamente a palavra rosário significa ‘Coroa de Rosas’. Segundo uma tradição, a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem Maria apareceu a São Domingos Gusmão e recomendou esta devoção. Desde então, o terço se propagou rapidamente em todo o mundo. No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai-Nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria. Assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
Segundo Osmar, o terço neste ano mede 21 metros e foi confeccionado com uma equipe de 20 voluntários na Casa Verde, na entrada principal do Morro da Penha. “Eu sempre coloquei o terço como doação minha particular. Mas sempre tem as pessoas que ajudam. Por exemplo, ontem um amigo meu, que é marceneiro, veio aqui e ficou até 1 hora da manhã me auxiliando. Tem gente que deixa de viajar na sexta-feira para ficar comigo neste projeto”, conta, calculando que os custos não são altos para a confecção do terço, já que boa parte do material foi reaproveitada do ano anterior e outras peças foram doadas. “A cruz quase sempre é doada, feita de madeira leve e com durabilidade para aguentar a força do vento. Nesse ano, a iluminação será feita com lâmpadas incandescentes”, disse, já que o custo com lâmpadas LED ficaria altíssimo.
Segundo o médico obstetra, o trabalho é mais intenso faltando 15 dias para o início da Festa. Além dos voluntários, há sempre o apoio de sua família: a mulher Célia e os filhos Artur e Stefany.
Depois de ver o terço instalado, Osmar confessa que não conseguia descrever a emoção e a sensação do dever cumprido. Mas nem sempre é assim. “Antes de começar, sempre bate uma insegurança: vai dar muito trabalho, será que vale a pena? Mas outra força em mim diz para eu continuar. E depois as pessoas sempre me perguntam como vai ser este ano e acabam me motivando. Dá trabalho, sim, mas compensa. Todo o ano o terço fica mais bonito do que eu imaginei. É uma alegria muito grande ver as pessoas encantadas diante do terço, tirando fotos. E é também minha forma de agradecer a Nossa Senhora”, revelou.
A Festa da Penha começa neste Domingo da Páscoa e vai até o dia 29 de abril. Na Capela do Convento haverá missas nos seguintes horários: 5h, 7h, 9h e 11h. A abertura do Oitavário e Missa no Campinho do Convento será às 14h00 e terá a coordenação da área pastoral de Vila Velha. Neste domingo acontecerá também a Romaria dos Cavaleiros, que sairá de Cobilândia às 8 horas.
O Ministro Provincial dos Franciscanos, Frei Fidêncio Vanboemmel, já está no Convento para participar da abertura da Festa. “É uma alegria poder retornar a este Santuário porque, a partir da experiência do ano passado, pude sentir a real dimensão da grandeza e do significado da Virgem Mãe da Penha, seja para a Igreja capixaba como para os demais romeiros que aqui buscam revigorar sua fé em Deus, pela intercessão de Nossa Senhora”, adiantou o Ministro Provincial.
[nggallery id=53]