Paz e Bem!
A noite desta quinta-feira (16) foi mais que especial. Celebrando o dia de Nossa Senhora do Carmo, louvando e agradecendo pelas inúmeras graças e bênçãos recebidas pela materna intercessão da Mãe, os jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, Vila Velha, subiram ao Convento da Penha para a Oração do Terço dos Jovens com transmissão pelas redes sociais do Convento e pelo Instagram @gj_pnsps.
Frei Paulo Roberto, o Guardião do Convento, abriu o momento devocional dos jovens agradecendo pela presença e dizendo que “é uma satisfação abrir o Convento para acolher os jovens e juntos rezarmos o terço dos jovens. Façamos uma prece de unidade, de comunhão, vamos rezar uns pelos outros, este é o dom de viver na fé católica. Não cultivamos a fé isoladamente, mas geramos comunhão, fazemos fraternidade”.
Em seguida, os jovens Tammer Ferreira Zogheib e Sarah Guedes Néspoli falaram sobre a importância da proteção da Mãe do Carmo e da tradição do Escapulário, que traz proteção a todos. Tammer refletiu inicialmente sobre a festa de Maria do Monte Carmelo. “A lembrança da santa proteção de Nossa Senhora nos leva diretamente ao Monte Carmelo, local onde foi habitado por Elias e seus discípulos que iam até este lugar, este jardim, falam que é um lugar muito bonito, para se encontrar com Deus… Esse jardim dos justos, conhecido também como jardim das delícias é o lugar onde Deus habita, é o local também de uma visão, quando Elias e seu povo passavam por uma grande seca, através da oração deles, Deus fez chover”, e fez uma analogia com a história do Monte. “Esse jardim onde essa nuvenzinha foi vista é o coração de Maria, afinal o coração de Maria é onde Deus habitou e no ventre dela, se fez homem”.
Logo após a fala inicial do jovem, a Sarah comentou a importância do Esposo de Maria na fecundidade do Espírito Santo. “Maria precisou primeiramente se abrir ao Espírito Santo. O coração dela já era especial desde sempre, mas ela se abriu, disse sim. Nós também precisamos abrir nosso coração, sabendo da nossa indignidade e que somos pequenos, fracos, precisamos pedir a Nossa Senhora o seu Sagrado Coração emprestado, porque ela sim vai saber acolher Deus e as suas graças”, refletiu.
Em cada mistério meditado os jovens faziam um comentário atualizando no contexto atual as dores e aflições que Jesus passou, relacionando com as dificuldades diante da pandemia que o mundo inteiro vive. Desta forma, os jovens rezaram principalmente nas intenções de todos os que estão sofrendo com a covid-19.
Veja o vídeo completo abaixo.