Paz e Bem!
Na noite chuvosa desta terça-feira (22), tercistas de várias cidades do Brasil participaram da 19ª edição do, já tradicional, Terço dos Homens no Convento da Penha. Semanalmente, homens das comunidades e paróquias da Arquidiocese de Vitória se reúnem na Capela da Penha Sagrada e centenas de outros homens rezam em casa, em família, no grupo do terço virtual. Participaram presencialmente do momento, os homens da Comunidade São Vicente de Paulo, bairro Tabuazeiro, Vitória (Paróquia São José, Maruípe).
A fraternidade franciscana acolhe com carinho todas as semanas os tercistas, isso porque o slogan “toda terça tem terço” já virou a verdadeira marca na meditação dos mistérios da vida, Paixão, morte e Ressurreição do Senhor. A acolhida inicial foi feita pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues e acompanhada por mais de 200 pontos ligados na transmissão.
Frei Pedro iniciou agradecendo a presença dos homens tercistas, em seguida, saudou os fiéis e os paroquianos e recordou a amizade com o antigo pároco da Paróquia São José, “o grande amigo e irmão” chamado por ele, Padre Ivo Ferreira de Amorim, que até o ano passado era responsável pela paróquia. O Frei pediu que os devotos deixassem nos comentários as intenções e preces.
A partilha da Palavra ficou por conta do coordenador do TH na Comunidade, Valmir Antônio Alves. O tercista se emocionou antes da transmissão ao recordar que quando era mais novo, seus pais saíam do interior do Estado e levavam os onze filhos ao Convento da Penha para passarem o dia no local. Ele lembra com gratidão que sua mãe se preocupava muito com a alimentação dos filhos, uma vez que era distante, ela levava um “panelão” de comida para alimentar os filhos. Anos depois, de volta ao Convento e muito emocionado, ele rezou pela alma dos pais.
Já na reflexão do Evangelho, Valmir disse que “Jesus foi bem claro na sua palavra que todos que ouvem e praticam a Sua Palavra são seus irmãos e mãe. Devemos ouvir a Palavra e anunciá-La. Devemos ser bons anunciadores para que possamos ter um mundo melhor, mais justo, um mundo de igualdade, de respeito uns com os outros, por isso que Jesus veio para anunciar o Evangelho”, afirmou.
Ao final, Frei Pedro voltou para o encerramento e para a bênção final. “Coloque diante de Maria todos os seus, de perto ou de longe, porque coração de Mãe não mede distância. O coração da mãe tem o poder de alcançar quilômetros de distância e tenham a certeza que daqui do alto, deste Santuário, a Virgem das Alegrias abençoa cada um e cada uma”.