Terço dos Homens no colo da Mãe da Penha

Compartilhe:

02
O movimento devocional Terço dos Homens vem crescendo no país e, no sábado à tarde, dia 21 de maio, chegou ao Convento da Penha, na Casa da Mãe de Deus, Santuário da graça e do perdão em Vila Velha, no Espírito Santo. Cerca de dois mil homens participaram do 3º Encontro Estadual do Terço dos Homens, que reuniu quatros dioceses: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Arquidiocese de Vitória.

01

Foi uma tarde devocional que terminou com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Rubens Sevilha, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. “Hoje, o coração de Nossa Senhora está alegre de modo especial. Vocês se lembram quando eram crianças, e até hoje quem tem mãe viva, a alegria maior da mãe era ver seus filhos juntos? Repararam nisso? O coração de Nossa Senhora hoje, neste momento, está alegre, feliz, por ver seus filhos reunidos e querendo caminhar nesta missão bonita do Terço dos Homens”, disse D. Sevilha na sua saudação, exaltando esse amor à Mãe de Deus. “Como é bom o colo da Mãe! Quer coisa melhor na vida do que colo de mãe? E a vida não está fácil. E os homens sabem disso! Hoje está difícil manter uma família”, acrescentou, perguntando quem era pai e avô? “Quase todo mundo… Veja quão difícil é a missão de vocês. Não é fácil, mas meu irmão, você não está sozinho. Você não vai estar abandonado na vida ou jogado na vida sem mãe e sem pai. Você tem pai, que é Deus; você tem mãe, que é a Mãe de Jesus e nossa Mãe e temos Jesus que Deus nos enviou para ensinar o caminho”, acrescentou.
No final pediu aos homens que perseverassem nesta devoção e fez um alerta. “Quando a gente decide caminhar no bem, aparece sempre um monte de obstáculos, de dificuldades. O terço é essa ‘arma’ para superar os obstáculos e caminhar mais perto de Deus. Por isso, essa missão do Terço dos Homens é maravilhosa!”, completou.

O missionário redentorista irmão João Batista de Viveiros, o Irmão Viveiros, da Rádio e TV Aparecida, observou ainda como o Terço dos Homens vem crescendo nos últimos anos, sendo que no encontro nacional em fevereiro de 2016, estiveram reunidos 45 mil homens em Aparecida (SP). “O Terço dos Homens é obra de Deus e não dos homens. E ação do Espírito Santo”, disse.

Irmão Viveiros explicou que o Terço dos Homens não é de hoje, mas teve início em 1936, na pequena cidade de Itabi, em Sergipe. Ele foi formado por Frei Peregrino, frade franciscano do Convento de Penedo (AL), embora vários grupos e pessoas e até movimentos que reivindicam a fundação do primeiro grupo. Existe um documento registrado em cartório, atestando que o terço dos homens foi fundado com o nome de ‘Terço dos Homens de Nossa Senhora do Perpértuo Socorro’, por Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, em uma Santa Missão, que estava sendo realizada na Vila da Providência, atual cidade de Itabi, SE. O terço dos homens não nasce como um movimento excludente, porque seria contraditório ao Evangelho e à missão da Igreja, mas é uma porta eficaz para os homens encontrarem seu lugar na Igreja.

 

Veja mais fotos de Solange Souza na página do Facebook do Convento da Penha

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X