Terço dos Homens é uma ferramenta que ajuda o mundo a ser melhor

Compartilhe:

Paz e Bem!

Em procissão, em romaria, romeiro ruma para a Casa de Maria, porque “Toda Terça Tem Terço”. Foi justamente o que fez um grupo com 4 homens do Terço da Paróquia São Pedro de Muquiçaba, Guarapari-ES, que tem como pároco o Padre Alair Alixandre da Silva. Depois de percorrerem pouco mais de 40km, os devotos de Nossa Senhora da Penha subiram a Montanha Sagrada para a Oração do Santo Terço ao vivo, direto da Capela do Convento pelas redes sociais.

A iniciativa do Terço dos Homens no Convento partiu da fraternidade franciscana em parceria com a coordenação estadual do TH-ES e tinha o objetivo de rezar em preparação para o VII Encontro Estadual do movimento que foi realizado no último dia 30 de maio no Campinho aos pés da Mãe das Alegrias. Na ocasião, devotos, romeiros e tercistas do estado e de várias partes do Brasil vivenciaram uma experiência diferente, rezando o terço em casa e não fisicamente no Campinho. Desde o sucesso das reuniões de tercistas nas noites de terça no Convento, os freis decidiram manter, mesmo após o encontro estadual, a reza semanal aos pés da Casa da Mãe das Alegrias.

O encontro desta terça teve início às 19h, com a acolhida feita pelo Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto. “Somos uma família unida pela prece, pela devoção e pela piedade. Queremos reservar um momento do nosso dia, ao final de mais um dia, para fazer a nossa prece, louvar a Mãe de Deus Maria Santíssima, meditando os mistérios do terço. Com satisfação, com alegria, com muita fraternidade acolho a todos vocês que estão ligados conosco e acolho também os homens do terço da paróquia São Pedro, Muquiçaba, Guarapari, eles nos ajudam hoje a rezar. Você que está conosco, desde a capela do Convento, o lugar de encontro com a piedade, com a devoção, com a confiança em Deus, a materna proteção de Deus, podemos partilhar as intenções, queremos rezar uns pelos outros… Sejam todos bem-vindos!”, acolheu o Frei.

O responsável pela reflexão antes da reza do terço, explicou um pouco sobre o Evangelho Mt 5, 13-16 e sobre a vida de São José de Anchieta. Falando sobre o Apóstolo do Brasil, disse que ele deixou mais de 5700 versos à Nossa Senhora, era um devotíssimo da Virgem Maria. Já o Evangelho mostra a importância do sol para dar sabor ao alimento. “O que Jesus quer nos mostrar hoje é a importância de ser sal, de ser luz. O sal tem função de dar gosto, dar sabor, temperar e também de conservar. Conservar o que? A nossa fé, a nossa confiança, a nossa esperança em Jesus, de termos Nele, sendo a Luz do mundo, poderemos ajudar a outros a enxergar a Luz que é Jesus. Com nossas boas obras que saem do nosso coração, com certeza, vamos ajudar nossos irmãos que vivem nas trevas do pecado a enxergar a luz”, pediu.

“Peçamos a Nossa Senhora e a São José de Anchieta que nos ajudem a sermos fermento, sal, luz, esperança na vida daqueles que andam tão desesperançados, sobretudo neste tempo que vivemos de pandemia. Vamos procurar viver e conservar nossa vida em Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador”, concluiu o tercista.

Ao final, Frei Paulo Roberto voltou para os comunicados, a interação e para dizer uma mensagem aos tercistas. “As pessoas ficaram agradecidas pelo Terço dos Homens que hoje veio rezar aqui, e também o Paulo Machado (um devoto que acompanhou o Terço pelo Facebook), ele rezava pela expansão do Terço dos Homens nas paróquias. ‘Pela expansão do TH, cresça esse movimento que é uma bênção’, até o hino diz ‘ajuda este mundo com o terço dos homens’, o terço é uma ferramenta para ajudar o mundo a ser melhor, e ele complementa ‘que nós homens, participemos mais das celebrações na Igreja e que não fique só no terço, é importante sim, mas não é só o terço”. Frei Paulo finalizou utilizando uma metáfora. “Terço precisa ser como um posto de combustível. Ninguém abaste o automóvel para deixá-lo na garagem, já que a gente se abastece semanalmente no terço dos homens, para quê? Para servir a comunidade, servir a Igreja…”, encerrou.

 


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts