Paz e Bem!
Toda Terça Tem Terço em família! Esse bordão famoso nas redes sociais do Convento, criado por seu na época Guardião e hoje Ministro Provincial da Imaculada, Frei Paulo Roberto Pereira, continua a inspirar tantos devotos de Nossa Senhora da Penha a se encontrarem virtualmente na meditação dos mistérios da vida, paixão, morte e Ressurreição do Senhor, além das alegrias de Maria, aqueles momentos em que o coração amoroso da Mãe se encheu do mais profundo sentimento divino.
Também foi no período da pandemia que um movimento, – que não era de oração propriamente dita – ganhou ainda mais força, adesão e importância, porque ele associa a saúde do corpo com a saúde da mente, até porque vale aquela máxima: mente sã, corpo são. O Pedal Paz e Bem já existe há quase 6 anos e traz como objetivo principal esse equilíbrio de manter-se perseverante mesmo diante das adversidades e das dificuldades, vencendo pedalada a pedalada o desafio de subir à montanha da vida.
Na noite da última terça-feira, Frei Paulo César e o músico Jaime Soares, meditaram os mistérios dolorosos do Santo Terço. Após entoarem a “Loa à Nossa Senhora da Penha”, Frei Paulo iniciou o momento orante entregando ao Pai as intenções dos fiéis que acompanhavam pela internet (também as preces enviadas ao longo da semana), pela intercessão da Mãe da Penha. Trouxe como intenção de destaque, pelos Frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição, especialmente pelo Governo Provincial, pela missão da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, pelos vocacionados e pelos jovens professos temporários.
No primeiro mistério, ao meditar a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; e no segundo, na Flagelação de Jesus, Frei Paulo rezou pelos enfermos, acamados, convalescentes e hospitalizados. Já no terceiro mistério, na Coroação de Espinhos do Senhor, colocou as intenções das famílias, especialmente aquelas que rezavam juntos naquele momento.
O quarto mistério, quando Jesus carregou a Cruz para o Calvário, ficou reservado às orações pelos peregrinos, devotos, visitantes que acorrem ao Santuário da Penha, aqueles que, especialmente neste período de férias, sobem ao Convento; também pelos benfeitores, colaboradores e voluntários. Por fim, no último mistério, a Crucificação e Morte de Jesus, as intenções foram pelos falecidos, pelos enlutados, pelos aflitos e angustiados, pela paz no mundo (especialmente no nosso país) e pelas autoridades constituídas através do voto democrático.
E assim, com o cântico “Salve, Ó Palácio do Senhor”, a saudação que São Francisco fez à Nossa Senhora, foi encerrada mais uma edição do Terço das Famílias de todas as terças-feiras pelas redes sociais do Santuário do Perdão e da Graça, Casa de Nossa Senhora das Alegrias da Penha.
Logo depois, às 20h30 teve início a primeira edição do Pedal Paz e Bem no Convento neste ano de 2023. Após pouco mais de vinte minutos de concentração no portão de acesso ao Campinho, os primeiros ciclistas começaram a subir os 1200 metros de estrada. Alguns mais cansados, outros mais em forma, outros ainda mais animados… Cada um do seu jeito e no seu tempo pedalando rumo ao alto da Penha Sagrada.
Ao chegarem no Campinho, pouco a pouco, eram acolhidos pelo Frei Pedro Engel e pelo músico Jaime Soares. Ao som de “Maria de Nazaré”, “Virgem da Penha” e da “Oração de São Francisco”, os ciclistas rezaram pedindo proteção do céu, bênçãos de Nossa Senhora da Penha e agradeceram pelo ano de 2022, renovando as expectativas boas para o Novo Ano.
Depois de um breve agradecimento de um dos coordenadores do Pedal, o ciclista Paulo Piont, todos os 318 presentes foram convidados a rezar uma Ave Maria, um Pai Nosso e por fim, receberam a bênção de São Francisco pela imposição das mãos do Frei Pedro, na sequência, a tradicional aspersão com água benta.