Paz e Bem.
Neste dia 4 de setembro, quarto dia da nossa campanha: o lixo que vira pão, vamos assistir o pedido atento da pediatra e catequista Deigmar, uma voluntária que aderiu ao apelo da Campanha em prol dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. Ela conta que deixa pela casa diversas caixas de papelão para fazer a separação adequada do lixo, se preocupando principalmente com o descarte correto dos materiais que podem ser reutilizados.
Também no relato, a Eliete dos Santos, que é catadora da REVIVE, lembra a importância de separar o lixo para facilitar o trabalho dos agentes da reciclagem.
Veja o vídeo abaixo:
O MOVIMENTO
Desde o dia 1º de setembro, quando comoramos o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação até o dia 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, Padroeiro da Ecologia, iniciamos o Tempo da Criação. Muitos cristãos se unem neste momento especial para refletir, rezar e realizar ações concretas que permitam à humanidade viver um estilo de vida que cuida solidariamente da Casa Comum.
Tempo da Criação é movimento Movimento Católico Global pelo Clima, que se une aos esforços de diversas iniciativas pelo mundo afora (e também de outras religiões) para agir em defesa do planeta. Uma ocasião oportuna para o exercício do cuidado. A iniciativa ecumênica celebrada desde 1989, propõe que os cristãos em todo o mundo busquem a reconciliação com nosso Criador durante esta celebração anual. O Patriarca Ecumênico Dimitrios I, da Igreja Ortodoxa, proclamou, em 1989, o dia 1º de setembro como Dia de Oração pela Criação. Na verdade, o ano da Igreja Ortodoxa começa naquele dia com uma comemoração de como Deus criou o mundo. Outras grandes igrejas cristãs europeias deram as boas vindas a este dia em 2001, e o Papa Francisco o fez pela Igreja Católica Romana em 2015.
Os frades franciscanos aderem com entusiasmo a esta iniciativa ecumênica. Várias Províncias da Ordem, por meio dos escritórios de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), organizam atividades em conjunto com a Família Franciscana. Este ano nos reunimos com mais força e esperança desde a Revolução Laudato Si’. No Convento da Penha, a fraternidade franciscana está realizando a Campanha “O lixo que vira pão”, em parceria com o o Grupo Fraternidade e Vida. O objetivo é estimular adoção de práticas que colaboram com o sustento de milhares de famílias. Por meio de vídeos diários, os fiéis são levados a separar de forma adequada o lixo, resíduos domésticos, em secos e úmidos. Através dessa separação, o que é para muitos é lixo, para o catador é sustento, é comida, é pão: o lixo que vira pão.