Paz e Bem!
Celebramos hoje, dia 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, uma data que nos chama a uma oportunidade de defendermos as políticas morais do clima e, neste ano, permanecemos firmes. Centenas de greves climáticas ocorreram em todo o mundo. O movimento religioso de desinvestimento atingiu novos patamares, com o desinvestimento em combustíveis fósseis de mais 22 instituições cristãs.
A celebração anual de oração e ação pela Casa Comum começou nesta terça-feira, 1° de setembro, e termina só em 4 de outubro. Cristãos do mundo inteiro devem se mobilizar numa única família global para celebrar o Tempo da Criação. O Movimento Católico Global pelo Clima convida todos os interessados para inscrever as ações realizadas localmente, durante todo o mês, num site especial: www.seasonofcreation.org/pt.
O Convento da Penha em parceria com grupo Fraternidade e Vida o ideia é estimular as pessoas, através de depoimentos apresentados em vídeos, a separar os resíduos domésticos, em secos e úmidos: se cada um aprender a tema de casa, os catadores vão poder vender os resíduos recicláveis e comprar o pão do dia a dia, encoraja a campanha, “porque lixo sujo não pode ser reaproveitado, nem reciclado”.
Quem nos acompanha sabe que o ato de separar seu lixo seco também é social, pois garante o sustento de muitas famílias que sobrevivem da venda dos resíduos.
Por isso, o Grupo Fraternidade e Vida criou a campanha Lixo que Vira Pão para o Tempo da Criação – de 1 set a 4 out – que , segundo o Papa Francisco, é “um período mais intenso de oração e ação em benefício da nossa casa comum”.