Tempo da Criação: lixo para você, pão para o irmão

Compartilhe:

Paz e Bem.

Desde o dia 1º de setembro até o dia 4 de outubro, estamos vivendo o Tempo da Criação. Muitos cristãos se unem neste momento especial para refletir, rezar e realizar ações concretas que permitam à humanidade viver um estilo de vida que cuida solidariamente da Casa Comum. O Tempo da Criação é um período para renovarmos a nossa relação com nosso Criador e com toda a criação através do arrependimento, da ação e alegria juntos. Durante o Tempo da Criação, nos juntamos às nossas irmãs e irmãos da família ecumênica em oração e ação pela nossa casa comum.

Neste ano, em meio às crises que abalam o nosso mundo, somos despertados para a necessidade urgente de curar as nossas relações com a criação e uns com os outros. Este é um tempo de restauração e esperança, um jubileu para a nossa Terra, que exige maneiras radicalmente novas de se viver com a criação.

No Convento da Penha, a fraternidade franciscana se uniu aos esforços do Grupo Fraternidade e Vida na campanha “O lixo que vira pão”. O objetivo é estimular adoção de práticas que colaboram com o sustento de milhares de famílias. Por meio de vídeos diários, os fiéis são levados a separar de forma adequada o lixo, resíduos domésticos, em secos e úmidos. Através dessa separação, o que é para muitos é lixo, para o catador é sustento, é comida, é pão.

Ao separar corretamente o seu lixo, além de ser solidário, você ainda estará realizando três gestos muito significativos e concretos:

  1. ANALISAR: Você vai prestar mais atenção nos gastos que tem feito. Será que não estou consumindo demais? Estou exagerando nos gastos?
  2. SEPARAR: Você vai se mostrar mais cuidadoso com a natureza, com o planeta, com nossa Casa Comum. Por isso, separe adequadamente seu lixo. Separe o lixo seco do lixo úmido. O úmido você descarta pela coleta da prefeitura.
  3. ENCONTRAR: Isso mesmo, depois de separar corretamente os resíduos e descartar o lixo úmido, agora você vai ENCONTRAR o catador que passa na sua rua e ENTREGAR pessoalmente a ele os materiais recicláveis.

Tempo da Criação é uma ocasião oportuna para o exercício do cuidado. Cuidado este, como nos lembra a Campanha da Fraternidade deste ano, como compromisso e missão de todos nós. A vida, em qualquer esfera, é dom e compromisso de todos. Ao fazer este gesto de separar adequadamente o seu lixo, você está cuidando da vida do planeta e da vida humana.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts