Paz e Bem!
Nesta última quinta-feira do Mês Missionário, hoje recordamos os mais de 30 anos de presença franciscana em Angola, no continente Africano. Lembramos a importância de promover as ações missionárias de evangelização e solidariedade. Esse mês é ocasião oportuna de buscar sensibilizar os fiéis para apoiar material e financeiramente as responsabilidades missionárias da Igreja através de uma maior contribuição nas coletas organizadas durante o mês de outubro e para cada uma das quatro obras das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil; além disso, somos também chamados a promover o espírito missionário em cada batizado através de um maior envolvimento nas atividades da Igreja em nossas comunidades cristãs de base.
Em 2020, nossa Província celebrou o 30º anos de presença em território angolano. Há mais de 3 décadas, a Missão dos Frades Menores em Angola, seguindo o exemplo de Francisco de Assis, participa da Igreja de Cristo em Missão no mundo. Animados pelo amor de Deus, vivendo em fraternidade, na escuta da Palavra, os franciscanos em Angola atuam no serviço paroquial (catequese, sacramentos, pastorais), nas escolas, nas visitas às aldeias, em projetos sociais e na formação de frades e seminaristas angolanos.
Ao longo dos anos, a eles foram se somando tantos outros irmãos que gastaram boa parte de suas vidas no impulso desta Missão, e foram acolhendo as vocações franciscanas angolanas, enviadas por Deus. Hoje temos uma entidade vigorosa, a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola – FIMDA. Nossa Província é hoje agraciada com a presença de 70 frades angolanos, em média.
Clique aqui e faça uma doação para a Missão Franciscana em Angola
Trinta e um anos depois, sobram-nos motivos para rendermos graças a Deus pelos inúmeros benefícios realizados no decorrer desta história abençoada. Somos profundamente gratos:
- Pelos tantos irmãos missionários que abraçaram e abraçam com entusiasmo nossa Missão em Angola.
- Pelo dom da vocação dos confrades angolanos que vieram se achegando e hoje formam conosco uma mesma e única fraternidade, agora ainda mais completa e enriquecida por diferentes culturas, sotaques e línguas.
- Pelo povo de Deus presente em nossas áreas de missão, que dia após dia nos evangelizam com a esperança e a generosidade cultivadas mesmo diante de grandes desafios.
- Pelos benfeitores que, ao partilhar do pouco ou muito que possuem, tornam-se missionários conosco.
Por nossas fraternidades, atividades evangelizadoras e casas de formação, manifestação visível da presença de nosso carisma nestas terras. - Pelo olhar materno e cuidadoso de Maria, a Mamma Muxima, Imaculada Conceição e Imaculada Mãe de Deus. Ela foi e continua sendo presença intercessora e cheia de graça em cada passo da missão.
Movidos e intuídos por este espírito, a nossa Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), vem acolhendo e caminhando junto aos irmãos que nos procuram, que querem conhecer o nosso modo de vida e, que a exemplo de São Francisco, querem conosco ser frades menores no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nesta esperança, hoje temos na Fundação 134 irmãos em formação.
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A MISSÃO FRANCISCANA EM ANGOLA
Com informações do site franciscanos.org.br