Paz e Bem!
Paz e Bem!
Hoje é quinta-feira, dia de #tbt, dia de recordar a segunda edição do Natal da Paz e do Bem que aconteceu em 2019. Cerca de 1,5 mil pessoas participaram dos momentos especiais e iluminados, a começar pela lua que brindou a todos com uma belíssima paisagem. Cerca de 1,5 mil pessoas participaram dos momentos especiais e iluminados, a começar pela lua que brindou a todos com uma belíssima paisagem.
O maior símbolo religioso, histórico e turístico do Espírito Santo, o Convento da Mãe das Alegrias, recebeu a Orquestra Camerata Sesi-Findes, apresentação de balé, coral de música e projeções de videoarte na fachada principal. Uma noite para ficar na memória de fascínio da celebração do Menino Jesus. Houve também a inauguração do presépio em tamanho real, colocado no gramado do Campinho.
O evento teve início com a fala do diretor da Findes, Léo de Castro, que contou um pouco da satisfação em realizar mais uma edição do Natal da Paz e do Bem no Convento, agradeceu a presença de todos, saudou o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e o prefeito de Vila Velha, Max Filho; e demais autoridades. “O Natal é uma época muito especial, onde a gente faz uma reflexões importantes. Fazemos uma reaproximação maior de valores relevantes para a vida de todos nós. Que a Celebração de Natal seja todo dia, que este seja o grande propósito de todos nós, o renascer, o nascimento, a alegria, a harmonia e a amizade”, disse Léo.
Frei Paulo Roberto destacou a importância do Natal a partir da perspectiva franciscana, inaugurada há mais de 800 anos por Francisco e Clara de Assis. “A experiência de perceber no outro a grandeza que nos faz ver nosso irmão e nossa irmã, é o desejo que encontramos e seja também nossa marca, para desejarmos com sinceridade no coração, a paz e o bem… Desde tempos imemoriais diversas culturas encontram na Montanha o espaço privilegiado de encontro com Deus. Há 450 anos aqui, neste lugar, somos convidados a contemplar a escolha que Deus fez. Ele escolheu ser um de nós, isso nos enche de verdadeira alegria. Por isso, tenho certeza, – e a lua que veio hoje confirma – que nosso coração está com o desejo de viver profundamente a alegria de viver na presença de Deus!”, falou o Guardião.
Após a fala do Frei Paulo, teve início a projeção de imagens, inicialmente contando um pouco da história da chegada de Frei Pedro Palácios ao Espírito Santo, encenada por um jovem que caminhou pelo Campinho. Em seguida, no palco principal, o maestro Leonardo David conduziu a Orquestra Camerata, por músicas clássicas, enquanto um grupo de balé interpretava a “Anunciação” de um modelo artístico diferente ao que muitos estão acostumados.
As apresentações clássicas foram intercaladas por projeções mapeadas, que continuaram a contar histórias do Nascimento de Jesus, a Adoração dos Reis Magos e por fim a mensagem de Natal.
Um dos momentos mais emocionantes foi a canção “Ave Maria”, a interpretação de “Então é Natal”; e encerrando a noite, o maestro cantou “Jesus Cristo”, deixando uma belíssima mensagem aos presentes.