• Início
  • /
  • Estudos
  • /
  • #tbt | Frei Luiz Flávio: “em tempos de pandemia, a Palavra de Deus nos revigora”

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

08/07/2021

#tbt | Frei Luiz Flávio: “em tempos de pandemia, a Palavra de Deus nos revigora”

Compartilhar:

Paz e Bem!

Neste dia 8 de julho, recordamos com imensa saudade, nosso frade capixaba Frei Luiz Flávio Adami Loureiro. Ele partiu para junto do Pai no dia 8 de abril, uma quinta-feira da Oitava da Páscoa, em meio às celebrações da Festa da Penha 2021. Como hoje é dia de #tbt, vamos relembrar um momento (de tantos momentos) em que Frei Luiz nos brindou com uma palavra tão bela e tão confortante ao mesmo tempo.

Vamos recordar o sermão que Frei Luiz fez no 3º Domingo da Páscoa do ano de 2020, dia 26 de abril. Vivíamos, naquele período, um dos mais críticos momentos da pandemia. Como de costume, centenas de fiéis acompanharam a Celebração da Eucaristia através da transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram do Convento da Penha.

Embora estejamos fazendo hoje uma recordação, a reflexão do Frei está tão real e tão atual, parecendo que foi gravada ontem, ou seja, mesmo com sua partida, sua mensagem evangélica continua muito viva.

Na homilia naquele dia, Frei Luiz chamou atenção das situações em que o cristão, quando chamado para a missão, precisa enfrentar os desafios sem esmorecer e sem desistir, a exemplo de Pedro, que na Primeira Leitura (At 2,14.22-33) é apresentado como aquele que testemunha o Cristo Ressuscitado, o verdadeiro Deus e enviado em missão, como discípulo missionário, tem primeiro a experiência com o Senhor. “Assim também nós, precisamos ter a experiência de Jesus em nossa vida. Quem não faz esta experiência não está avaliado para ser missionário! Por que? Porque qualquer embate, qualquer dificuldade ela esmorece”, completou.

O frade capixaba disse que o Evangelho (Lc 24,13-35), em uma das partes mais bonitas, fala dos Discípulos de Emaús. “Todos nós somos assim, passamos por decepções, uma decepção aqui, outra ali… Isso ocorre quando colocamos confiança apenas numa situação ou numa pessoa. Ficamos tristes, cabisbaixos, decepcionados… Mas Jesus mostra, nos discípulos de Emaús (que querem o mais fácil, o mais cômodo), que através da Palavra de Deus, ela já estava vivificando o coração daqueles que creem…”

Por fim, Frei Luiz Flávio afirmou que mesmo diante da dificuldade que estamos vivendo, em tempo de pandemia, desanimados e tristes, devemos “ter esperança dum tempo novo, porque a Palavra de Deus nos revigora, nos eleva. Ela vem nos ensinar a caminhar com Jesus, uma caminhada perseverante, não só nos momentos bons, mas nos momentos difíceis que vivemos. Jesus é o nosso grande amigo, aquele que mostra todo seu amor, por isso que Ele diz ‘eu chamo vocês de amigos’, ou seja, o amigo tem uma relação muito íntima com o outro”, animou o sacerdote que falou ainda aos que estão em casa aflitos por não estarem podendo receber a Eucaristia. “‘Mas eu não tô recebendo a Eucaristia… (lamentou) mas eu estou vivendo a Eucaristia’, como? Quando eu comungo dos meus irmãos que estão sofrendo a mesma situação que eu, você e todos nós que estamos vivendo essa situação. Essa comunhão é válida, Jesus está aí, Jesus está presente, está no coração de você meu irmão e minha irmã”.

Naquele domingo, muito inspirado, Frei Luiz deu uma verdadeira aula dos ensinamentos bíblicos e catequéticos. Tudo muito atual, dentro do contexto que vivemos. Se desejar pode rever a homilia completa abaixo.

 

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Frei Gabriel Dellandrea presidiu a Missa da tarde, na Capela da Penha, nesta terça-feira (18). O Guardião do Convento refletiu o episódio do capítulo 19 do evangelho

Paz e Bem. A memória de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Franciscana Secular, foi celebrada com alegria na tradicional Missa da tarde na Capela do Convento da Penha.

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, Dia Mundial dos Pobres, a Romaria da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Teixeira de Freitas (Bahia), lotou a Capela do Convento da

Paz e Bem. No final da manhã deste sábado, feriado da Proclamação da República, o Campinho do Convento da Penha recebeu peregrinos da Paróquia São Sebastião de Alto Guandu, Afonso