Paz e Bem!
Vamos recordar neste #tbt, um acontecimento que entrou para a história e marcou a vida de milhares de capixabas. A visita do Papa João Paulo II ao Espírito Santo que ocorreu no dia 19 de outubro de 1991. Ele celebrou uma Santa Missa na Praça na Enseada do Suá (conhecida como Praça do Papa), na Capital Capixaba e visitou o Bairro São Pedro.
A vinda do hoje santo, João Paulo II, representou além de um marco histórico, um evento inesquecível na memória do povo do Espírito Santo. Cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes na Praça para acompanhar a Santa Missa, que contou com presença de diversas autoridades políticas e religiosas. Na época, Dom Silvestre Luiz Scandian era o Arcebispo Metropolitano de Vitória, que ficou responsável por acompanhar o Santo Padre por todos os locais onde ele visitou. O clima estava bastante agradável e o tempo chuvoso. Ouvindo as mensagens do Papa, os fiéis cantavam também “a bênção, João de Deus, nosso povo te abraça…” Na homilia, que durou cerca de 20 minutos, o pontífice fez clara defesa à vida, ao falar do aborto; Ele condenou ainda todo tipo de violência, recebendo uma intensa salva de palmas.
Ao término da Missa, ao sair da praça, o Papa foi levado de helicóptero, ao bairro da região de Grande São Pedro, onde foi recebido com muita emoção e acolhida fraterna pelos moradores. Na época, o cenário era de muita pobreza, e a população vivia em meio aos lixões. Muitos residiam em palafitas sobre o mangue, barracos de madeira e casas inacabadas. João Paulo viu protestos contra o extermínio de crianças, os pedidos de justiça pelo assassinato do Padre Gabriel Maire e fez duras críticas ao “capitalismo selvagem e à acumulação de riqueza”.
Ao fim da celebração, três crianças conseguiram romper o esquema de segurança e chegaram perto do Santo Padre, de quem receberam abraços e um terço. O próprio Papa quebrou o protocolo e, antes de ir embora, se aproximou do público e cumprimentou várias pessoas. João Paulo também fez uma doação no valor de US$ 100 mil (um anel) para a construção de um centro pastoral destinado à formação de lideranças católicas.
Com informações do Portal Gazeta Online