#Tbt da PJ Capixaba | Dom Dario aos jovens: vocês estão no coração da Igreja

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Pastoral da Juventude capixaba completou 36 anos de atuação no Espírito Santo. Como toda quinta-feira é dia de #tbt, hoje vamos recordar a celebração dos 35 anos anos da PJ, que aconteceu no dia 25 de setembro do ano passado, com a Missa Festiva que encerrou as comemorações da PJ. A pastoral é ação evangelizadora da Igreja entre os jovens, onde os próprios jovens são protagonistas de sua evangelização, assumindo-se evangelizadores de outros jovens.

Fazendo uma mistura de solidariedade, empatia e fé, os jovens da PJ são convidados a manter a resistência na perseverante oração. Nesse sentido, são importantes vozes na sociedade, bem como na mobilização por um mundo melhor para todos. Além do futuro, os jovens também são o presente na defesa dos mais vulneráveis, na busca por uma juventude unidade numa mesma fé e como protagonistas de um novo mundo.

O Arcebispo de Vitória Dom Frei Dario Campos, presidiu a Missa no Campinho do Convento que teve a presença de jovens de várias partes do Espírito Santo e também foi acompanhada pela transmissão nas redes sociais do Convento. Foram arrecadados itens para completar cestas básicas e por meios digitais, em comunhão com a campanha Paz e Pão da Arquidiocese de Vitória.

No início da celebração, a imagem de Nossa Senhora da Penha foi acolhida ao som de “Iaiá, você vai à Penha? Me leva ô, me leva…”, música das bandas de congo em homenagem à Padroeira do Espírito Santo. A bandeira da PJ capixaba, um dos símbolos de luta pelas causas sociais da Pastoral, também foi levada até o altar.

Dom Dario Campos, em suas palavras iniciais e na homília, falou sobre o Regional Leste 3, que teve criação aprovada em abril. O Regional Leste 3 é composto pelas Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo: a arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.

O Arcebispo de Vitória afirmou ainda que o lugar dos jovens é no coração da Igreja, afim de que sejam formados como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo e enviados a missão. “Afirmo que o lugar de todos vocês é no coração da Igreja, afim de que sejam formados como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo e enviados em missão. Por isso é importante que nossas comunidades eclesiais de base saibam acolher, respeitar a presença, a opinião e a forma própria da nossa juventude de manifestar a sua fé… Jovens, não se deixem aprisionar, sejam pessoas livres dentro das nossas Igrejas, dentro das nossas comunidades eclesiais de base. Passem estes tesouros que vocês trazem hoje, para os jovens futuros que vão chegar. Queridos jovens, vocês não são o futuro da Igreja, vocês são o presente da nossa Igreja. Viva a PJ do estado do Espírito Santo!”, disse o Dom Dario.

No fim, Frei Pedro de Oliveira deixou uma mensagem para os jovens em nome da fraternidade do Convento da Penha, e o então Guardião, Frei Paulo Roberto, deu a bênção final junto a Dom Dario.

Confira a reportagem especial abaixo:

Fotos: Marcos Antoniazi

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X