#tbt da inauguração do “Recanto de São Francisco” em 2016

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste primeiro #tbt de hoje, vamos recordar a inauguração do “Recanto de São Francisco”, que ocorreu no dia 04 de outubro de 2016 (Dia de São Francisco de Assis), um lugar especial, acolhedor e maravilhoso no Convento da Penha. O local já era frequentado por alguns visitantes, no entanto, não oferecia condições de segurança ou possibilidade de permanência. “Era uma pedra no meio do mato” onde os mais curiosos entravam para fotografar, contemplar a vista, e rezar. Foi pensado então em construir uma extensão, um complemento da Capelinha de São Francisco, para que com total segurança e conforto os visitantes pudessem passar por lá e desfrutar da beleza de Deus expressa na natureza.

A iniciativa partiu da Fraternidade do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto contou que a construção visou também resgatar a mística da espiritualidade franciscana do Santuário da Virgem da Penha, proporcionando um lugar de encontro com o carisma de São Francisco de Assis. “Recanto de São Francisco por conta da harmonia das cores, das flores, das plantas, da natureza. O local nos convida a admirar e agradecer ao Deus Criador, como fez São Francisco em toda a sua vida”.

Como recordar é viver, vamos assistir abaixo a reportagem especial mostrando o Recanto de São Francisco.

Recanto de São Francisco

Conheça o novo espaço inaugurado na última terça-feira no Convento da Penha, o “Recanto de São Francisco”. Um local que mistura a fé e a oração com o turismo e uma belíssima vista. Veja também a exposição “Pássaros do céu, bendizei o Senhor”, são 50 fotografias de diversas espécies de pássaros que habitam na mata do Convento.

Posted by TV Aribiri on Monday, October 10, 2016

Resgatamos também alguns registros fotográficos feitos pela colaboradora Sol Martinns, mostrando como foi feita a inauguração do Recanto São Francisco. Momento muito aguardado pelos romeiros e devotos que frequentam diariamente o Convento da Penha.

Nos acostumamos a ouvir o relato da criação e nos encantamos com a maneira com que Deus escolheu para levar à plenitude sua obra. Antes do seu próprio descanso, no sétimo dia, o Criador ofereceu ao ser humano um jardim como habitação. Jardim é sinal da completude da obra de Deus. Jardim é lugar ideal das criaturas louvarem o Criador. Jardim é lugar de descanso. Jardim é lugar de encontro da generosidade do Criador e da fragilidade das criaturas. As plantas e flores de diversidade estampada, a harmonia de espécies e de cores nos remetem à beleza, à grandeza e ao necessário cuidado.

Este lugar, a partir de agora (04/10/2016), chamado Recanto São Francisco, nos recorda o profundo amor do Santo de Assis pelas criaturas todas. Francisco percebia, seja no vermezinho que rasteja sobre a terra, seja na mais brilhante estrela, a prodigalidade de Deus que concede a todo ser criado a possibilidade de viver, de viver e amar, de viver, de amar e, pelo amor atento e cuidadoso, louvá-lo e bendizê-lo.

Além do jardim do Recanto São Francisco, oferecemos aos romeiros e romeiras da Penha um novo mirante. Por vezes, subimos à montanha para o encontro com Deus com a visão obscurecida. Vemos poucas coisas, além de nossas dores e preocupações. No entanto, quando estamos nesta Penha Sagrada, nossa visão se alarga. Um universo de possibilidades se descortina diante de nós, e então podemos contemplar a força de Deus que nos atrai, nos conforta e nos consola. Se grande é a nossa dor, muito maior é o cuidado que Deus nos dispensa. Ampliar o olhar, esta é a lição deste novo espaço que franciscanamente inauguramos. Gratidão à generosidade de todos que nos ajudam a manter a vida e a missão do Convento através de doações e contribuições através da Associação dos Amigos do Convento. Gratidão aos trabalhadores que, não mediram esforços para que em tão pouco tempo este projeto fosse realizado.

A bênção de Deus sempre nos acompanhe.
Paz e Bem. Frei Paulo Roberto Pereira, OFM.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X