#tbt da Festa da Penha 2014: Núncio Apostólico do Brasil se encanta com o Convento

Compartilhe:

Foto: Reprodução do G1-ES

Paz e Bem!

Como em todas as quintas-feiras, hoje é dia de #tbt especial da Festa da Penha. Vamos voltar ao ano de 2014, quando o representante do Papa Francisco, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, chegou para participar da 3ª maior festa mariana do Brasil, a devoção em honra à Nossa Senhora da Penha.

Ele chegou no dia 28 de abril de 2014, segunda-feira, dia da Padroeira, depois de oito dias de muitas expressões de fé, carinho, amor e alegria à Mãe das Alegrias, a Senhora da Penha, Dom Giovanni presidiu a Missa de Encerramento da Festa naquele ano. A celebração contou com a presença de uma multidão de fiéis devotos, na Prainha. Logo ao iniciar, ele disse que os capixabas poderiam contar com ele: “Vocês podem contar com minhas orações e com o meu amor. Eu peço que rezem por mim. Hoje, apesar da distância, uma ponte foi construída entre os fiéis da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo e o meu coração. Senhor Governador, é a 4ª Ponte. Uma ponte que nos permite ficar perto um do outro, apesar da distância quilométrica, ponte que se chama oração, uma ponte que se chama amizade, uma ponte que se chama fé em Jesus Cristo. Vamos sempre fazer com que esta ponte seja sempre mais longa, mais cumprida. Que esta ponte possa chegar aos confins do mundo, para que os… Como que se chamam os habitantes? ‘Capixebas?’ Os capixabas! (risos)… Vamos fazer com que esta ponte construída para os capixabas, seja uma ponte que seja sempre mais sólida, ponte de fé para chegar a todo mundo.”

Na homilia, O Núncio Apostólico fez questão de deixar uma mensagem para os capixabas: “Esteja sempre perto de Cristo e seja sempre capaz de ir ao encontro do Cristo para que n’Ele possais ter a força de testemunhar, a coragem de vencer as dificuldades, a coragem de solucionar qualquer problema na nossa vida, por que Cristo é a nossa força. E aquela Mãe que está perto dele, vai nos ajudar, ela é aquela que nos sustenta nas nossas dificuldades. Colocando tudo no coração desta Virgem que aqui é sorridente, é alegria personificada”, finalizou.

Dom Giovanni contou à multidão, que fez uma visita ao Convento da Penha no domingo (27/04/2014) e foi acolhido pelos frades e pelo então Guardião, o Frei Valdecir Schwambach, OFM. “Ontem, com o Arcebispo, fomos até o Convento da Penha. Tenho que reconhecer que a subida foi difícil. Quanto mais eu me aproximava dele, algo dentro de mim me levava a querer chegar o quanto antes. E depois, da janela do Convento no alto do Morro, tive essa magnífica visão do mar, da Baía de Vitória e Vila Velha. Eu disse ao Arcebispo que esse lugar é um paraíso”, afirmou e completou, “vi o painel de Nossa Senhora da Penha, na Capela. Está lá sorrindo junto com o Menino Jesus nos braços. E parece que sorri a cada um de nós. É como se ao subir ao Convento tivesse uma gratificação por todas dificuldades até chegar ali. É como receber um abraço de Mãe que diz: ‘Obrigado por ter vindo!’ Mas ela também diz: ‘Meu filho querido, neste momento, precisa ir junto ao seus irmãos'”, disse.

Foto: Reprodução do G1-ES

A Missa de Encerramento contou com uma Orquestra, formada por músicos, pelo Frei Florival Mariano Toledo e Frei Paulo César Ferreira, que fizeram a animação e a imensa multidão cantar. Os arranjos, perfeitos e inspirados, foram preparados pelo músico Tião de Oliveira.

A Festa da Penha terminou com projeções de imagens, música e narrativa sobre a história da padroeira e do Convento da Penha, refletidas em um espelho d’água de 20 metros de largura por 10 metros de altura, um espetáculo idealizado pelo artista italiano Valério Festi.  O padre João Carlos Ribeiro encerrou com um show, cantando seus sucessos e de outros compositores católicos.

Vamos juntos recordar estes momentos especiais no vídeo abaixo

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X