#Tbt: a semana do Capítulo Provincial no Convento da Penha

Compartilhe:

Paz e Bem!

Teve início no dia 23 de novembro, em Agudos, São Paulo e se encerrou no dia 30, o Capítulo Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da qual o Convento da Penha faz parte. De três em três anos acontece uma grande reunião dos freis franciscanos presentes nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e também em Angola, no continente africano. Esta reunião é denominada Capítulo Provincial. Por conta deste encontro, a fraternidade franciscana da Penha ficou sem a presença dos freis Paulo Roberto e Pedro de Oliveira, que estavam participando. Por conta disso, ao longo da última semana, padres da Arquidiocese de Vitória presidiram Missas na Penha.

Como hoje é dia de #tbt, vamos recordar um pouco do que disseram os padres ao longo da semana.

Padre Abel de Andrade, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de Cobilândia, na cidade Canela Verde e coordenador da área pastoral Vila Velha, presidiu a Santa Missa na tarde do dia 23 de novembro. No início da celebração, ao agradecer pela oportunidade de rezar aos pés de Nossa Senhora da Penha, ele lembrou de rezar pelos frades franciscanos que estavam em Capítulo, nas intenções da área pastoral e ainda pelos leigos / leigas que se dedicam ao serviço da evangelização e do amor ao próximo.

Na homilia, Padre Abel afirmou que Deus nos fala, na Liturgia, dos últimos acontecimentos “e sempre nos alerta para não ficarmos assustados e como ficamos?! Assustados! Assustados com a pandemia, com o desemprego, com a falta de saúde, falta de educação… Tantos sinais que vão sendo apresentados no meio de nós, na sociedade que nos assustam. Para onde iremos? Onde vamos chegar com tudo isso. Mas nós não podemos perder a esperança, por isso Jesus nos alerta e nos chama atenção. Quando Jesus diz: cuidado para não serdes enganados, muitos virão dizendo ‘sou eu’, o tempo está próximo, não sigais essa gente, cuidado! Devemos ter o cuidado para não sermos enganados. Hoje temos a cultura das fake news, facilmente somos enganados por mentiras. É preciso, principalmente nesse tempo que vivemos, muito discernimento. O Reino de Deus, o Reino que Jesus anuncia, Reino de Paz, de Justiça, de Amor, é muito diferente do reino dos homens, que às vezes é construído por falsas notícias, fake news, por uso do nome de Deus e da Palavra de Deus em vão. O Reino de Deus apresenta a primeira coisa: humildade, que deve ser estabelecida nos corações, essa humildade que transforma os corações num jeito novo de ser, há um novo clamor. A nossa fé, aquilo que nós buscamos deve ser depositada em Deus como essa fonte de esperança que nos alimenta todos os dias”, comentou o sacerdote.

No fim, Padre Abel agradeceu a oportunidade de celebrar a Eucaristia no Convento e pediu “que possamos construir com justiça, com amor, no diálogo, no perdão, na misericórdia, busquemos permanecer com Jesus na verdade e nunca darmos espaços para fake news ou então para aquelas situações que são passageiras, porque o que permanece é o amor de Deus, é a Palavra de Deus, é o bem que fazemos, é a verdade que anunciamos”, finalizou.

Já na quarta-feira, dia 24 de novembro, foi a vez do Padre Solon Lauff Dias, pároco da Paróquia Santa Cruz, Vale Encantado, Vila Velha. Ele é bastante devoto de Nossa Senhora da Penha, quem considera sua madrinha, já que foi batizado no Convento. “É sempre uma alegria celebrar no Convento de Nossa Senhora da Penha, ela é minha madrinha, fui batizado aqui no Convento há uns 60 anos atrás. Para mim é sempre uma alegria e um prazer celebrar aqui no Convento. Nossa Senhora é poderosa demais, é nossa Mãe, nossa Rainha e sou muito devoto dela. Tudo que eu sempre precisei e pedi ela sempre atendeu até mais rápido do que eu merecia. Vamos pedir sempre a essa Mãe Querida que estenda suas mãos, seu olhar, seu manto sagrado sobre todos nós, sobre nosso estado, nossa país, nossas famílias, nossas casas”, disse o Padre.

Na homilia, Padre Solon disse que embora tudo seja passageiro, “a Palavra de Deus permanece, nos orienta, nos dirige, nos faz viver uma vida digna em Seu Nome, nos faz glorificar a Deus com nossa vida, nossa caminhada, nossa fé e assim, sabendo que é preciso estar de acordo e respeitando sempre as coisas sagradas. No Evangelho Jesus fala aos seus discípulos que o caminho de santidade exige sacrifício, esforço. Ele é construído no serviço, na doação de nós mesmos ao nosso próximo. O testemunho da nossa vida, da nossa fé, em nome da Palavra de Deus, aquilo que Jesus viveu a serviço do próximo e ensinou. A Liturgia nos encoraja e nos fortalece na luta do dia a dia, nos desafios e nas provações contra as forças contrárias do Reino de Deus. Por mais que encontremos dificuldades, a vitória chegará. Não estamos sozinhos porque Jesus está conosco!”, afirmou.

No dia 25 de novembro, quinta-feira, o Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, do bairro Santa Rita, Vila Velha, Padre Anderson Teixeira presidiu a Eucaristia. “Queremos agradecer a Nossa Senhora pela nossa presença aqui, colocar diante dela nossa família, nossa vida, as intenções que cada um trouxe e também os agradecimentos, tudo isso louvamos e bendizemos nossa Mãe, Nossa Senhora da Penha”, conclamou o padre.

Durante a reflexão, Padre Anderson explicou o poder presente na Liturgia da Palavra daquela ocasião. “A Liturgia da Palavra desses dias tem o poder de despertar em cada um de nós uma reflexão profunda, a respeito da nossa caminhada diante de Deus, uma caminhada que se faz no dia a dia, em meio as dificuldades mas também em meios as tantas bênçãos que o Senhor nos oferece. Aqui neste Santuário, nessa romaria, nessa visita ao Convento da Penha, fortalecemos nossa adesão a Deus.

Por fim, na sexta-feira (26), o frade Atamil Vicente de Campos, que atualmente está à serviço da Custódia Sete Alegrias de Nossa Senhora, em Mato Grosso do Sul, subiu à Penha para celebrar o mistério Eucarístico. Ao iniciar, ele agradeceu a oportunidade de estar junto com a fraternidade que ele tem grande carinho, e no lugar que representa bastante para sua fé e devoção.

O carisma do Frei Atamil é perceptível e notável também é sua disposição em aproximar-se do público, especialmente aproximar a Liturgia da Palavra daqueles que mais sofrem. “Deus é esse Pai rico de misericórdia e está junto de nós durante toda nossa vida, na trajetória da própria vida. A Liturgia nos mostra uma reflexão através da parábola da figueira para nos dar o dom do discernimento. Olhando ele nos ensina… Deus fala grandemente através de sinais, principalmente dos sinais mais simples, mais ‘inusitados’. Eu gosto sempre de refletir sobre isso, o quanto Deus nos fala profundamente através das coisas mais simples. São Francisco de Assis tinha essa sensibilidade muito grande, ele percebia até o jeito dos bichinhos, dos menores, se movimentarem… Ele ensina esse jeito de ser de Deus, de falar de uma forma mais simples e a gente perceber que Deus está ali, aqui, o seu Reino está próximo. Olhando a natureza a gente percebe que o Reino já está vindo, o Reino já chegou”, falou Frei Atamil.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X