Solenidade de Pentecostes: “Recebei o Espírito Santo”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Celebramos hoje, cinquenta dias depois da Páscoa, a Solenidade de Pentecostes, uma festa importante que marca o início da Igreja e os dons do Espírito Santo que vêm sempre a nós para nossa santificação.

Na Primeira Leitura (At 2,1-11), a catequese de Lucas nos mostra que o Santo Espírito não vem apenas para algumas pessoas privilegiadas, mas sim para todos que se abrem à graça de Deus.

A Segunda Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13) narra a comparação feita por Paulo ao dizer que somos parte (membros) do mesmo corpo, que é Cristo, ou seja, a importância da unidade na diversidade de dons. “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo”.

O Evangelho (Jo 20,19-23) nos apresenta o sopro do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no cenáculo. “Jesus disse: ‘A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio’. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

Assista a reflexão do Frei Alessandro Dias do Nascimento.

Posts Relacionados

X